Brasileiro afirma que cenário econômico atual está pior que o do ano passado
Consumidores brasileiros só apontam melhora na situação da economia em 2018. Pesquisa identificou ainda percepção sobre política e economia no País
Por Brasil Econômico |
Dados apurados pela Boa Vista SPC apontam que os brasileiros veem cenário econômico deste ano pior na comparação com o ano passado. A afirmação foi feita por 45% dos quase dois mil entrevistados para a pesquisa. Outros 38% de respondentes afirmaram que a situação se mantém igual, em quando 17% avaliam a economia este ano como melhor.
Leia também: Dia Internacional do Consumidor: Conheça 10 direitos fundamentais
No entanto, se o cenário econômico atual não está tão animador para os brasileiros, para o 2018 a expectativa é de melhora para 79% dos respondentes. O estudo foi encomendado pela entidade para comemorar o Dia Internacional do Consumidor, celebrado nesta quarta-feira (15) e quis evidenciar os conhecimentos da população brasileira em relação às questões políticas e econômicas.
Dos participantes, 57% disseram estar parcialmente informados; 28% bem informados e outros 15% disseram não sentir informados. A pesquisa também questionou se a renda familiar atual é suficiente para pagar os gastos fixos no final do mês, e a resposta não foi nada animadora. Mesmo alegando suficiência de renda para pagar as contas, a dificuldade em pagá-las no final do mês abrange mais de 50% dos consumidores, independente da classe social.
Você viu?
Leia também: Governo não descarta possibilidade de aumento de impostos, diz Meirelles
Informação
A desinformação é mais evidente nas classes menos favorecidas – D e E –, sendo que 21% dessa parcela da população afirmou ter poucas informações relacionadas à política e economia. Em contrapartida e evidenciando a desigualdade no País, 56% dos respondestes pertencentes às classes A e B, disseram ser bem informados em relação aos assuntos. A classe C, com 59% de participação no estudo, afirmaram estar parcialmente informados em relação à politica e economia no País.
A maioria da classe DE (52%) também acredita que o cenário econômico atual está pior do que em 2016. A expectativa de um cenário melhor em 2018 é consenso em todas as classes A e B (77%) e C e D e E (79%), respectivamente.
A pesquisa identificou ainda que os consumidores brasileiros continuam com dificuldade em manter as contas fixas – como água, luz, telefone, TV paga, conta do celular – em dia com seu rendimento mensal. Dos entrevistados, 51% afirmaram estar difícil e 31% afirmaram estar muito difícil com a influência do cenário econômico atual.
Leia também: Confira quatro dicas para se destacar como um profissional freelancer