Confira quatro dicas para se destacar como um profissional freelancer
Modelo pode ser alternativa para profissionais que buscam maior qualidade de vida; crise econômica também contribui para popularização da atividade
Por Brasil Econômico |
Equilibrar o tempo voltado para trabalho com a vida pessoal é um desafio para muitos pessoas. E a resposta para quem busca o equilíbrio e maior qualidade de vida pode estar no modelo de trabalho freelancer. Em tempos de crise na economia, esta também pode ser uma boa alternativa para quem perdeu o emprego. A verdade é que, nos últimos anos, a atividade tem se tornado mais popular e sido cada vez mais considerada como uma opção de trabalho.
Leia também: Conheça os profissionais freelancer mais procurados do mercado
Apesar das vantagens, ingressar neste universo nem sempre é uma tarefa simples. Pensando nisso, o site Freelancer.com , maior plataforma do mundo de projetos crowdsourcing e de profissionais que buscam por esta alternativa, reuniu algumas dicas para quem deseja ter sucesso com o modelo:
1) Área de atuação
Escolha sua área de competência de forma correta, um nicho que você consiga se destacar e adicione ao seu perfil. O recomendado é tentar se posicionar fortemente em poucas áreas, em vez de buscar se expandir para todos os segmentos. Além disso, aproveite a liberdade obtida como profissional independente para não se candidatar qualquer projeto. Seja seletivo.
Você viu?
Leia também: Saiba o que fazer para gastar menos do que você ganha e realizar seus objetivos
2) Portfólio
Se você ainda não tem um portfólio de projetos anteriores, a tarefa de convencer o cliente a contratá-lo pode ser um pouco mais difícil. Porém, se você tiver um histórico de trabalhos interessantes, você passará mais credibilidade para potenciais empregadores. No início, pode ser necessário fazer um pequeno projeto sem remuneração para mostrar sua capacidade. Este material poderá ser essencial para que, no futuro, você consiga mostrar que é perfeito para realizar o trabalho.
3) Busque uma rotina
Ao optar por trabalhar como freelancer, estabeleça horários rígidos para você começar e encerrar o trabalho. Definir um local adequado, silencioso, organizado e com boa conexão com a internet também ajuda a ter uma rotina estruturada, o que permite uma maior produtividade. O segredo é entender seus padrões pessoais de trabalho e se esforçar para estar sempre à frente de seus concorrentes.
Leia também: E-commerce: conheça 5 formas de aumentar o engajamento dos consumidores
4) Conheça sua área de atuação
Antes de realizar orçamento para um determinado projeto como freelancer, é necessário estar familiarizado com os valores que costumam ser cobrados e os custos envolvidos na realização do projeto para evitar que você seja enganado pelo contratante ou que você trabalhe por um custo muito baixo. O ideal em situações como esta é acompanhar os preços em outras plataformas e comparar valores cobrados por colegas da área.