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É importante que o site seja planejado para atender às necessidades do consumdior; simplifique o acesso aos contatos e informações relevantes

Empresas devem preparar o site para receber acesso de tablets, celulares, computadores e televisões
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Empresas devem preparar o site para receber acesso de tablets, celulares, computadores e televisões

De acordo com a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, feita pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, o número de smartphones no Brasil cresceu 9% entre 2015 e 2016, fazendo com que chegasse a 168 milhões de aparelhos no ano passado. A projeção é de que, até 2018, este número seja de 236 milhões.

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Este crescimento faz com que cada vez mais as empresas precisem se preocupar em atender aos clientes imediatistas, que usam os dispositivos móveis para buscar informações rápidas e conteúdos fáceis, além de possuírem necessidades de comportamentos que se voltam para o celular a todo instante. Pensando nisso, a Search Optics preparou um guia com dicas para que sua empresa tenha um site responsivo de sucesso. Confira:

1) Conheça seu parceiro e seu consumidor

Ao contratar uma empresa para fazer sua página, avalie o portfólio dela e confira se os sites criados anteriormente são realmente responsivos. É essencial entender a experiência da agência na criação de sites, o conhecimento em seu mercado e seus diferenciais.

Além de conhecer o parceiro, você também precisa saber quem são as pessoas que consomem seu produto ou serviço. Pense como o cliente e avalie o que você gostaria de ver no seu site para que o seu conteúdo seja relevante ao seu público.

2) Pense em todas as telas

Para ter um site responsivo, não basta apenas que ele funcione perfeitamente na tela do celular. A página deve oferecer a melhor experiência de usuário em qualquer tamanho de tela, seja ela pequena (celular/tablet) ou grande (desktop/TV). Para isso, o site deve oferecer uma excelente experiência de navegação ao usuário em todos os dispositivos. Pode acontecer, por exemplo, do site ser planejado perfeitamente para dispositivos móveis, mas não entregar o mesmo desempenho em telas maiores.

3) Planeje o conteúdo

O conteúdo deve atender às necessidades do consumidor em diversos momentos. Se ele acessar seu site a partir de um computador, possivelmente quer conhecer mais detalhes da sua empresa, checar seu estoque ou entender os diferenciais do seu negócio. Se ele acessar seu site de um celular, ele pode estar buscando endereço, informações de contato ou avaliações antes de ir até sua loja.

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O cliente também pode acessar seu site dentro da sua loja ou de um concorrente para pesquisar preços. Ou seja, conhecer o perfil do seu consumidor e planejar a construção do site é essencial. Vale lembrar também que nem sempre uma quantidade muito grande de conteúdo significa qualidade. O site deve ser preparado com o conteúdo de fácil acesso e leitura, com informações diretas e claras.

4) Posicione corretamente os botões de contato

Você precisa chamar seu usuário para ação. Informações de contato devem ser de fácil acesso e promover a comunicação. Permita, por exemplo, que o cliente ligue para sua empresa só com um clique em cima do número do telefone ou que abra o navegador do celular com a rota calculada com apenas um clique no endereço.

5) Velocidade

O tempo que seu site demora para carregar influencia diretamente no número de visitantes que recebe. Segundo o Google, quase metade dos visitantes abandona um site em dispositivos móveis se as páginas não carregam em três segundos.

Para melhorar este quesito trabalhe nas imagens do site e elimine os excessos que possam deixá-lo muito carregado, não esquecendo de usar orientação de tela para que as fotos se adaptem. Imagens otimizadas reduzem o tempo de carregamento, facilitam a navegação e sua visualização.

6) Facilite a navegação

Durante o desenvolvimento de seu site, considere a utilização de menus curtos, já que os usuários do mobile não têm paciência de percorrer uma longa lista de opções para encontrar o que querem. Facilite também a volta para a página principal, já que este é um hábito comum dos usuários.

7) Simplifique as buscas

O campo de buscas deve ser visível para o consumidor, sendo posicionado próximo ao topo da página. Utilize campos de buscas inteligentes, que permitem que o usuário insira seu texto de pesquisa e o sistema traga a melhor resposta para ele.

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8) Faça testes

Antes de colocar os sites no ar, as empresas devem fazer testes em diversos dispositivos, do mais antigo ao mais recente. Seja ele smartphone, tablet, desktop ou a tela de uma TV. Só realizando testes será possível encontrar falhas e corrigi-las para oferecer a melhor experiência de navegação para seu usuário.