Existem muitas formas de adquirir conhecimento sobre diferentes temas, como por exemplo, vídeos no YouTube, livros, cursos, séries e documentários. Pensando nisso, o Brasil Econômico listou 5 documentários disponíveis no Netflix para ajudar os interessados em empreendedorismo a se inspirarem ao mesmo tempo que se informam sobre assuntos presentes em diferentes setores de produção.
Leia mais: Conheça os filmes que todo empreendedor deve assistir para ter inspiração
1. Um ano em Champagne
O documentário de 2014 dirigido por David Kennard é especialmente voltado para o empreendedorismo no setor de bebidas. A história é divida em quatro partes, fazendo alusão as estações do ano, mostrando a cadeia produtiva e a rotina de produtores, empresários e especialistas em vinhos, exclusivo da região francesa de Champagne.
2. Steve Jobs
Steve Jobs – The Billion Dollar Hippy ou o hippie de bilhões de dólares foi dirigido por Laura Craig Gray e Tristan Quinn e lançado em 2011. O documentário mostra um outro lado do homem que revolucionou a tecnologia, com depoimentos de funcionários da Apple e até mesmo seu parceiro de trabalho Steve Wozniak. Durante a narrativa é possível saber mais sobre a personalidade de Steve Jobs, assim como os desafios que enfrentou até chegar ao ápice de sua carreira.
3. Apex – A História do Hipercarro
O documentário Apex – A História do Hipercarro mostra o desenvolvimento e a evolução dos supercarros, como a Ferrari, Porsche, Bugatti e McLaren. Uma boa opção para os apaixonados por automobilismo e carros potentes, a história mostra depoimentos de fundadores de empresas importantes, além de apresentar a produção de modelos mais econômicos e altamente velozes.
Você viu?
Leia mais: Selo verde: Conheça um pouco mais sobre o mercado infantil sustentável
4. The True Cost
The True Cost ou O Verdadeiro Custo foi produzido por Andrew Morgan e divulgado em 2015 com o intuito de alertar a população sobre os impactos da moda descartável, instigando empreendedores do setor a pensarem sobre os impactos do seu negócio no mundo. Durante os 30 minutos de narrativa, é possível detectar uma mensagem conscientizada a respeito dos efeitos nocivos da indústria têxtil no meio ambiente e na vida das pessoas que trabalham no mercado de roupas de baixo custo.
5. Atari: Game Over
O documentário dirigido por Zak Penn foi lançado em 2014 e conta a história da Atari, empresa influente no mercado de games dos anos 80. A narrativa aborda a queda nos resultados da empresa após a divulgação do jogo “E.T”, evidenciando o fracasso como parte do empreendedorismo e dos negócios de gestores e empresários de diferentes setores do mercado.
Leia mais: Veja como proceder em casos de processos trabalhistas e assédio moral