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Não é de hoje que o consumidor tem mostrado insatisfação com os produtos e os serviços prestados por empresas. Uma das ferramentas utilizadas para reclamar e alertar os demais consumidores tem sido as redes sociais, além do aliado Reclame Aqui.  Em seu site é possível encontrar rankings sobre o desempenho das empresas.

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Das 85 mil reclamações feitas na Vivo, 0% teve retorno ao consumidor
Reprodução de Internet
Das 85 mil reclamações feitas na Vivo, 0% teve retorno ao consumidor

Nesta terça-feira (28) as empresas que obtiveram destaque negativo nos últimos 30 dias foram as organizações voltadas para o serviço de telecomunicações. Confira as cinco instituições que mais deram dor de cabeça ao consumidor no mês de fevereiro.

Vivo (celular, fixo, internet, TV)

Nota: 1.61

Das mais de 85 mil reclamações feitas por usuários, nenhuma foi atendida. Isso mesmo, 0%. Entre os comentários disponíveis para leitura é possível constatar que boa parte dos clientes tem reclamado de cobranças indevidas por parte da empresa, além da falta de qualidade no serviço prestado.

NET Serviços (TV, Banda Larga e Telefone)

Nota: 4.68

Em comparação com a Vivo que tem 0% das reclamações atendidas nos últimos 30 dias. A NET não está tão mal assim, das mais de 97 mil reclamações feitas, pouco mais de 40 mil foram atendidas. Boa parte das reivindicações diz respeito também há cobranças indevidas, além do não cumprimento de serviços pré-estabelecidos pela marca. Outra alegação é que a NET não efetua o desligamento do usuário de sua rede quando solicitada.

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TIM Celular

Nota: 1.58

É irônico, mas a maioria das reclamações nos comentários é sobre a não comunicação da TIM com os seus clientes. Alteração de endereço da fatura sem demanda, a falta de aviso da operadora em relação à data de vencimento da conta, além do sumiço de créditos são o que mais tem irritado os consumidores. Das 55 mil reclamações, apenas uma foi atendida.

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Casas Bahia – Loja Online

Nota: 2.73

Ao contrário das empresas citadas acima, a Casas Bahia online é a que tem o maior percentual de reclamações atendidas, sendo o saldo de 99,8%. Os principais problemas dos consumidores dizem respeito ao prazo de entrega e aos produtos que chegam com defeito, além da dificuldade da troca de mercadoria.

Samsung Electronics

Nota: 1.84

O que é predominante na página de reclamações da Samsung são as reclamações referentes aos defeitos nos produtos comprados. Um dos clientes inclusive criticou que um dia após o vencimento da garantia seu aparelho apresentou problemas técnicos, sem precedentes. Por outro lado,  o consumidor teve 100% das suas reclamações atendidas pela empresa, com o tempo média de espera de três dias.

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