Chamadas de telefone fixo para celular ficam mais baratas a partir de hoje
De acordo com Anatel, custo de ligação local de telefone fixo para linha móvel tem queda entre 16% e 19%; interurbana fica até 12% mais em conta
Por iG São Paulo | * |
As ligações feitas a partir de telefones fixos para celulares estão mais baratas a partir deste sábado (25). Os valores das chamadas locais tiveram uma redução entre 16,49% e 19,25% e, para as ligações interurbanas, a queda é entre 7,05% e 12,01%, dependendo da empresa.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a queda no custo das ligações de telefones fixos se deve à redução das tarifas de interconexão, que é o valor cobrado de uma empresa pelo uso da rede de outra operadora para a realização de ligações. Desde 2014, a tarifa de interconexão vem caindo e novas reduções devem ocorrer até 2019, segundo previsão da Anatel.
A redução das tarifas vai beneficiar os 41,8 milhões de assinantes de telefone fixo do País. Ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas de telecomunicações devem aumentar os investimentos na ampliação de suas redes, na melhoria da qualidade de serviços e no atendimento aos consumidores, conforme determinações da Anatel.
LEIA MAIS: Conta de luz terá bandeira amarela em março, com extra de R$ 2 a cada 100 kWh
Você viu?
Reclamações
As reclamações dos consumidores registradas nos canais de atendimento da Anatel, entre eles o call center e a internet, caíram em 2016, em relação ao ano anterior. No total foram 3,9 milhões no ano passado, uma redução de mais de 4% se comparado a 2015, quando totalizaram 4 milhões. O maior problema apontado pelos usuários foi o de cobrança indevida, que representou 32,8% do total ou 1,3 milhão de reclamações. Logo em seguida estão as reclamações de qualidade dos serviços, funcionamento e reparos, com 21,5% das queixas (841 mil reclamações).
Os serviços mais reclamados foram relacionados à telefonia móvel que receberam 1,8 milhão de queixas ou 47% do total. Em seguida, cerca de 24,1% (943,8 mil de usuários) reclamaram dos serviços de telefones fixos; 14,9% (581,1 mil de queixas) foram sobre o serviço de banda larga fixa; e 13,1% (511,1 mil de pessoas) da TV por assinatura.
CONFIRA TAMBÉM: Mesmo preocupado com dívidas, consumidor está mais otimista com economia
*Com informações e reportagem da Agência Brasil