Tamanho do texto

Entenda a importância deste método de estudo para o trabalho de uma companhia e saiba quais são os principais benefícios que ele pode gerar

Brasil Econômico

O benchmarking assegura diminuição nas falhas durante o trabalho de uma empresa
iStock
O benchmarking assegura diminuição nas falhas durante o trabalho de uma empresa

É impossível ser um empresário de sucesso sem trabalhar arduamente para melhorar os resultados de sua empresa. Existem diversas ferramentas capazes de fornecer informações detalhadas que permitam aprimorar o desempenho da companhia. Uma delas é o benchmarking. 

Leia também: Conheça os escritórios boutiques e saiba como eles podem ajudar as empresas

O benchmarking  é um método de estudo que visa a melhora das práticas gerais da empresa. Para que isso seja possível, é realizada uma investigação sobre a dinâmica do dia a dia dos concorrentes, assim determinando o grau de competitividade em que a companhia que contratou o serviço se encontra.

Vantagens principais

Existem muitos benefícios possibilitados pela realização deste serviço. Além de alinhar o trabalho da empresa aos processos mais atuais de todo o mercado do segmento, o estudo também garante uma melhora na comunicação da companhia, consequentemente acarretando na redução de erros durante a execução do trabalho.

Com a utilização deste método de estudo, torna-se possível encontrar os pontos de maior fragilidade da empresa. Dessa forma, o estudo é capaz de mostrar onde melhorar e, ao mesmo tempo, apontar uma direção para a correção destes erros. Conheça os tipos existentes neste modelo:

Leia também: Confira as principais dicas para conquistar o engajamento do consumidor

1) Competitivo

Este é o modelo mais comum, em que a referência de pesquisa são os resultados dos principais concorrentes. Isso permite uma noção de posicionamento da empresa em relação ao mercado

2) Interno

A referência da investigação neste modelo são os processos da própria empresa para a qual o serviço foi contratado. Esta prática geralmente é observada em companhias que tem mais de uma unidade e desejam que todas atinjam o nível da que apresenta os melhores resultados. 

3)Colaborativo

O estudo realizado neste caso tem como base os resultados de um determinado grupo de empresas, permitindo que as informações sejam compartilhadas entre elas para um aprimoramento geral.

4) Funcional

Analisa os resultados de um processo específico em relação aos outros. A prática escolhida neste método de estudo transcende diversas funções na corporação. 

Leia também: Conheça cinco franquias para quem é apaixonado pela culinária brasileir a

5) Genérico

Este modelo de benchmarking usa como base as práticas de organizações que não trabalham com o mesmo produto, mas que adotam algumas medidas de trabalho que são similares.