Para uns, pode parecer coisa velha o debate sobre o uso do Instagram Stories por comerciantes e suas empresas, afinal, muitos já se apropriaram da ferramenta de maneira bastante eficiente. Mas, por outro lado, vale sempre lembrar como alguns instrumentos gratuitos são oferecidos para que se chegue ao consumidor e, muitas vezes, passam despercebidos.
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É certo que muita gente ainda olha para o Instagram
Stories – e mesmo para o aplicativo em si – como algo banal, ou utilizado por adolescentes. Contudo, o potencial de alcance desta ferramenta só cresce: até agora, pelo menos 300 milhões de usuários diários e 500 milhões de pessoas utilizam a rede social por mês. Não dá para ignorar tamanho alcance de consumidores, certo?
Se a empresa deseja aprender boas maneiras de utilizar o Stories para conquistar novos clientes, o Brasil Econômico traz três dicas básicas que podem ajudar a começar a bombar a página. Veja:
1. Ofereça ofertas especiais
Algumas promoções, ofertas, novidades que são colocadas no Stories da empresa podem ser vistas como algo “extraordinário” pelos consumidores e potenciais consumidores. Afinal, o fato de ser um conteúdo passageiro traz um poder – e, claro, um resultado melhor ao seu branding. Isso porque a natureza de tempo correndo que existe na história gera um sentimento de urgência nos clientes, ou seja, facilita a venda.
Uma das formas de fazer isso, por exemplo, é trazer ofertas através de uma história é fazer referência para o link em sua biografia aos seus seguidores. Por exemplo: coloque um cupom de desconto e anuncie que esta oferta terminará em 24 horas. Assim, os seguidores irão correndo para o link na bio do site de sua empresa para que possam concorrer ao desconto ou resgatar o cupom etc.
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Você viu?
Outra tática é fazer com que seus seguidores usem o recurso da mensagem direta (Direct Message) para reivindicar suas ofertas. Assim, você pode pedir aos usuários para responder imediatamente a uma de suas histórias por meio de uma mensagem privada, algo como: "responda para nós e lhe forneceremos esta oferta especial com tempo limitado!". Este é um bom recurso porque o uso de mensagens fornece outro ponto de contato para o envolvimento entre a empresa e o cliente, além de ser outra oportunidade para que eles desenvolvam um relacionamento mais profundo com sua marca.
Uma dica: certifique-se de oferecer algo valioso para seus clientes! Se você colocar promoções e ofertas de baixo valor e “brindes” bobos, poderá causar o efeito contrário.
2. Mostre os bastidores
Esta é uma das táticas mais utilizadas pelas empresas a fim de engajar seus clientes, trazendo uma relação mais próxima. E ela realmente funciona. Aqui, vale publicar um vídeo de montagem de uma nova vitrine, ou de clientes visitando a loja (que aceitem aparecer e, quem sabe, falar alguma coisa), ou uma foto de um item interessante que possa valer o destaque. Esse tipo de experiência do usuário traz credibilidade ao seu trabalho.
3. Não tenha medo de ser informal
O Stories pode até ser temporário, mas seu efeito não é. Por isso, o uso desta ferramenta para humanizar sua marca é tão eficiente. Não tenha medo de trazer informalidade neste espaço, dê amostras de cenas cotidianas, talvez com a participação de funcionários, ou fotos de viagens da equipe, por exemplo, quando for o caso.
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Somente com essas três dicas básicas, sua empresa já poderá começar a encorajar a relação mais próxima com os clientes e, claro, gerar interesse de novos consumidores. Não tenha dúvidas de que o Instagram é uma rede social que não pode ficar de fora da lista das obrigatórias para qualquer negócio atual.