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Cordialidade, eficácia e respeito ao consumidor durante o atendimento são fundamentais para a captação e manutenção de clientes; veja outras dicas

Oferecer diversas opções de produtos é indispensável para que o negócio consiga atrair clientes e se manter no mercado
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Oferecer diversas opções de produtos é indispensável para que o negócio consiga atrair clientes e se manter no mercado

A qualidade na prestação do serviço é essencial para que um negócio funcione bem e consiga se manter no mercado por um longo tempo. Em contrapartida, alguns erros, como oferecer um atendimento ruim e deixar de aplicar mudanças quando os resultados são ruins, podem levar ao endividamento, que, posteriormente, pode acarretar até mesmo em pedidos de recuperação judicial e falência.

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Para ajudar os empreendedores que desejam evitar este tipo de problema, Artur Lopes, consultor de empresas e sócio da Artur Lopes & Associados, fez uma lista com algumas dicas importantes. Confira e entenda o que fazer para que seu negócio funcione bem:

1) Bom atendimento

Cordialidade, eficácia e respeito ao consumidor durante o atendimento são fundamentais para a captação e manutenção de clientes, evitando que a empresa enfrente problemas no futuro. Por isso, investir no treinamento dos funcionários é uma medida indispensável.

2) Preços adequados

Grande parte dos comerciantes determina o preço de seus produtos baseado em experiências anteriores, desconsiderando os aspectos técnicos. De acordo com o especialista, o mais recomendado é que a empresa faça, primeiramente, o controle e a gestão das despesas comerciais, administrativas e financeiras da empresa. Somente depois disso é que os preços devem ser determinados.

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3) Opções de produtos

Em relação aos produtos, Lopes acredita que o comércio deve ter uma variedade de produtos adequada à demanda dos consumidores. “Não pode haver desabastecimento de alguns produtos nem dificuldade de giro de outros; o varejo necessita de precisão na oferta”, diz.

4) Atenção constante

A gestão de uma empresa do varejo pede uma atenção constante aos resultados. Caso algo não ande muito bem dentro de um determinado período, o empresário é capaz de fazer uma mudança rápida.

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5) Relação com fornecedores

O consultor acredita que "manter uma relação estreita com os fornecedores é muito importante". Para o especialista, isso permite que o empresário tenha melhores condições na hora de negociar e, eventualmente, repasse essas vantagens aos seus clientes.

6) Ponto comercial

A escolha do ponto comercial também é muito importante, de acordo com o especialista. Esta decisão pode influenciar de maneira direta nas vendas. “A escolha inadequada do ponto comercial e da localização do estabelecimento pode comprometer o negócio”, explica.

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