O investimento em publicidade no mercado brasileiro movimentou a cifra de R$ 129,9 bilhões em 2016, segundo levantamento da Kantar IBOPE Media. Por mais que o montante seja alto, ao se comparar com 2015 houve uma queda de 1,6% no período analisado pela empresa.

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TV aberta concentra mais de 50% do investimento em publicidade no Brasil
Divulgação
TV aberta concentra mais de 50% do investimento em publicidade no Brasil


A televisão continua ser o canal com maior investimento em publicidade, tendo sido empregado quase metade da verba mencionada. A Kantar apontou que a Tv paga arrecadou R$ 71,6 bilhões, o que representa 2,4% em comparação com 2015. A TV paga, obteve R$ 16,4 bilhões arrecadados e  avançou 8,9%, e o merchandising, com R$ 7,9 bilhões, registrou o maior crescimento entre essa divisão, com alta de 14,5%.

“Mesmo com a desaceleração da economia, os investimentos em mídia se mantiveram praticamente nos mesmos patamares do ano anterior”, comentou em nota Rita Romero, diretora executiva do monitor da Kantar.

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Investidores

Aproximadamente duas mil marcas investiram em merchandising no último ano. Em 2016, do total de 1455 anunciantes deste formato, metade deles fizeram compras exclusivas no meio. De acordo com Rita, “o avanço no volume de ações em merchandising pode indicar um movimento de adequação da verba de mídia ao novo contexto econômico e as oportunidades que este formato oferece aos anunciantes”, analisa.

A mídia exterior somou R$ 2,8 bilhões no ano passado, um crescimento de 17% em comparação com os mesmos veículos e período de 2015. A representatividade do meio, ampliada a partir da expansão da cobertura de exibidoras, formatos e novos ambientes monitorados, como transportes, edifícios e estabelecimentos comerciais, comprova a ascensão do meio no último ano. Esse incremento de novos segmentos dentro do OOH, ainda em curso, indica uma perspectiva de maior participação do meio no bolo publicitário.

Online

Já o montante destinado para a publicidade na internet não deve ser interpretado como uma retração dos investimentos neste ambiente – R$ 5,7 bilhões em 2016. A cobertura atual do estudo, que considera os formatos display e search em desktop com comercialização direta pelos publishers, confirma a migração que está ocorrendo na distribuição dos investimentos no ambiente digital, com maior participação de vendas programáticas, vídeos e mobile, ainda não representadas pela empresa.

“Para 2017, a Kantar IBOPE Media tem o compromisso de continuar avançando no monitoramento da publicidade online, em todas as suas vertentes, para que o mercado possa acompanhar o esforço desses investimentos”, finaliza a executiva.

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