Brasil Econômico

Bovespa afirma que a abertura de capital traz benefícios para as empresas, para o mercado e para o País em geral
iStock
Bovespa afirma que a abertura de capital traz benefícios para as empresas, para o mercado e para o País em geral

A BM&F Bovespa comemorou na quarta-feira (8), a primeira oferta pública inicial de ações (da sigal em inglês - IPO) de 2017 feita pela Movida Participações S.A, empresa atuante no setor de aluguel de carros que movimentou cerca de R$645,168 milhões. A cerimônia também foi marcada pela negociação das ações da companhia no segmento de listagem Novo Mercado, que abrange empresas comprometidas com regras de governança corporativa da Bolsa.

LEIA MAIS: BM&F Bovespa anuncia empresa escolhida  para programa de formador de mercado

Durante o evento estavam presentes o diretor presidente da BM&F Bovespa , Edemir Pinto, o CEO da Movida, Renato Franklin, o presidente da JSL, Fernando Antonio Simões e outros membros da diretoria.  “Tudo indica que a operação que celebramos hoje marca a retomada das ofertas públicas no mercado de capitais brasileiro depois de um longo período de incertezas”, afirmou Emir Pinto acerca da importância do mercado de capitais para instituições brasileiras.

Vale ressaltar que IPO significa Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial, e marca o processo de abertura de ações para a captação de recursos, assim que uma empresa abre o seu capital e é listada na Bolsa de Valores.

Expectativas

O CEO da Movida, Renato Franklin, aproveitou o momento para destacar os resultados positivos que a empresa pode gerar com seu modelo de negócios. “Acreditamos muito que esse modelo, aliado ao nosso DNA de servir, um mercado crescente e inovação, irão assegurar a sustentabilidade do negócio”.

Você viu?

Já Fernando Antonio Simões, presidente do conselho de administração da Movida e presidente da JSL, frisou que a abertura de capital representa um novo ciclo para o desempenho de ambas as entidades. “Desejo outros encontros de empresas com o mercado de capitais para fomentar e contribuir para o desenvolvimento econômico do Brasil”.

LEIA MAIS: Corretor fala sobre as carteiras de investimentos recomendadas na Bovespa

Outros IPOs

A Snap Inc, detentora do Snapchat, entrou oficialmente neste mês de fevereiro com o pedido para fazer seu IPO na Bolsa de Valores de Nova York. A empresa de tecnologia estima captar cerca de US$ 3 bilhões em IPO e visa o crescimento de negócios que podem avaliá-la em U$$ 25 bilhões.

Abertura de capital

A Movida Participações que também atua na gestão e terceirização de frotas e comercialização de veículos, agora detém a quarta posição de empresas do setor listadas na Bolsa e a segunda colocação em relação ao tamanho de frota e receita entre as entidades abertas nesse setor no Brasil.

A BM&F Bovespa aponta que abrir o capital pode trazer diversos benefícios não só para as empresas, mas também para o mercado e para o País em geral. E por isso, procura disponibilizar o acompanhamento e desenvolvimento das instituições duramente todo o processo.  

LEIA MAIS: Veja como investir no mercado financeiro e garantir sua aposentadoria

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!