Pesquisa apontou que 82% dos jovens entre 18 e 30 anos contribuem com o sustento de suas casas no Brasil. Desses, 29% afirmaram arcar com parte das despesas do local onde moram e 27% disseram ser os principais responsáveis pelas contas da residência em que mora.

LEIA MAIS: Poupança é o investimento preferido do brasileiro, aponta pesquisa da SPC Brasil

Despesas com a casa faz parte das responsabilidade de 82% dos jovens brasileiros
shutterstock
Despesas com a casa faz parte das responsabilidade de 82% dos jovens brasileiros


Realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a pesquisa apontou que do total de  18% dos jovens que afirmam não  arcar com despesas dentro de casa, 11% não o fazem por não ter responsabilidade. Já os que afirmaram não ajudar com as despesas, pois são pagas por seus pais, apresentou índice de 16%.

Foi identificado que 51% dos participantes da pesquisa das entidades moram com os pais; outros 38% com companheiros ou cônjuge e somente 4% moram sozinhos. Com relação ao estado civil, quase metade dos jovens, ou seja, 46% estão solteiros, 26% são casados e 23% namoram, sendo que 10% moram junto.

LEIA MAIS: Aposentadoria: quatro em cada dez jovens deixa de se preparar para o futuro

Mercado de trabalho

Além disso, o estudo revela que 44% dos jovens têm o trabalho com carteira assinada como fonte de renda atualmente. Cerca de 25% dos jovens disseram trabalhar informalmente, fazer bicos ou atuar como freelancers para se manter economicamente, com destaque às classes C, D e E com 28%, e 10% estão fazendo estágio, sobretudo entre 18 e 24 anos, sendo 14% dos respondentes. Aqueles que recebem ajuda financeira dos pais somam 10% e os que não possuem renda são 8%.

“Conforme esperado, as pessoas que fazem parte da faixa etária de 18 a 24 anos são mais dependentes dos pais e familiares, em maneira geral. Isso se deve ao fato de estarem em processo de formação acadêmica e/ou desenvolvimento profissional e são, portanto, mais instáveis financeiramente.  Por outro lado, jovens que pertencem às classes C, D e E, precisam ajudar no sustento da casa de alguma forma por necessidade de completar o orçamento familiar”, analisa Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

LEIA MAIS: Confira cinco aplicativos que ajudarão no planejamento e no controle de gastos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!