Brasil Econômico

Com o desemprego em alta, explorar as opções do mercado de trabalho pode ser alternativa para gerar lucro
iStock
Com o desemprego em alta, explorar as opções do mercado de trabalho pode ser alternativa para gerar lucro

Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou que no ano de 2016, cerca de 12,3 milhões de trabalhadores estavam desempregados. De acordo com o Instituto, o resultado refletiu a instabilidade que ainda assombra o mercado de trabalho e o fraco desempenho da indústria.

LEIA MAIS: Confira as carreiras que estarão em alta em 2017

A fim de ajudar o trabalhador inserido na estatística do desemprego a encontrar alternativas para a manutenção de seu orçamento, o coordenador do curso de ciências contábeis da Faculdade Santa Marcelina, Reginaldo Gonçalves, separou dicas abrangentes ao trabalho informal e a reinserção no mercado de trabalho.

Seguro desemprego 

Não dependa somente do recebimento do seguro desemprego. Ao ser informado sobre sua demissão, procure manter a calma para que consiga pensar em outras opções que possam viabilizar o seu retorno à atividade.

Você viu?

Área de atuação 

Caso não consiga se inserir de imediato no mercado de trabalho, e principalmente em sua área de atuação, procure se arriscar em outras áreas que se sinta confortável, mesmo que temporariamente. De acordo com Gonçalves, o ego não pode ser maior do que a necessidade.

LEIA MAIS: Saiba o que fazer para evitar problemas na hora de pegar um empréstimo

Cursos de qualificação

Para se manter atualizado, uma alternativa é fazer cursos de qualificação profissional. Existem diversas opções gratuitas e online que podem potencializar a sua qualificação e até ajudar na descoberta de novas áreas e propostas de emprego. 

Alternativas domésticas

Uma boa opção para se manter ativo e com o orçamento em dia é buscar por alternativas domésticas. Ou seja, opções como o preparo de comidas, corte de cabelo e tratamentos estéticos que podem ser feitos em casa. Vender cosméticos e atuar em serviços de limpeza, jardinagem e transporte também são alternativas para gerar lucro. Lembre-se que atividades informais também podem colaborar para a sua manutenção de vida financeira.

Possibilidades

Não menospreze nenhum tipo de atividade formal ou informal. Muitos não dão valor a determinados serviços, mas em tempos de desemprego, possibilidades não devem ser descartadas ou vistas de forma preconceituosa. Aproveite o momento para explorar novas áreas e quem sabe, descobrir uma nova vocação.

 LEIA MAIS: Especialistas ensinam planejamento financeiro e economia doméstica

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!