Contribuintes são lesados com o envio de boletos falsos de IPVA e IPTU

Segundo Governo e Prefeitura, a população deve ficar atenta aos boletos recebidos e sempre consultar antes de efetuar qualquer pagamento

Começo do ano as despesas com impostos como o IPVA e IPTU deixam o consumidor preocupados. Para piorar, além de pensar em como quitar os tributos anuais o contribuinte deve se atentar ao golpe dos boletos falsos, que tem sido aplicado por criminosos em praticamente todo o País.

LEIA MAIS: Pagar IPVA à vista tem desconto na maioria dos estados brasileiros

Contribuinte deve ficar atento para não cair no golpe dos boletos falsos
Foto: iStock
Contribuinte deve ficar atento para não cair no golpe dos boletos falsos


As prefeituras enviam aos contribuintes o aviso com o valor dos tributos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e os criminosos aproveitam o envio da correspondência à população para criar boletos falsos .

Os contribuintes só ficam sabendo que foram vítimas de fraude quando são notificados pela prefeitura pelo não pagamento dos tributos. O golpe nos boletos do IPVA começou  a circular pelo aplicativo de mensagem WhatsApp  e o motorista ao invés de receber da Prefeitura o informativo com o valor do tributo a ser pago, ele recebeu a notificação junto a um boleto com código de barras para o pagamento.

No Portal do Governo do Estado,  a Secretaria da Fazenda tem feito alertas constantes aos brasileiros pedindo que se verifique a autenticidade do boleto em um dos canais oficiais, sendo eles a página no site da Fazendo que fala apenas sobre o IPVA e na rede bancária, sendo esse o único canal autorizado para o recebimento do tributo do imposto sobre automóveis.

Você viu?

Ainda segundo informações do Portal do Governo, o Fisco informou ter tomado conhecimento de um site falso, idêntico à página da Secretaria da Fazenda, que consegue gravar informações confidenciais dos proprietários de automóveis para a aplicação de diversos outros golpes. “A prática, conhecida como Phishing, é uma tentativa de fraude eletrônica caracterizada para adquirir senhas, dados financeiros, número de cartões de crédito e outros dados pessoais”, explica o governo.

LEIA MAIS: Serasa aponta que os idosos são mais propensos a casos de fraudes

No portal a orientação ao contribuinte é que, em caso de dúvidas, eles entrem em contato com a Secretaria da Fazenda pelo telefone, no número 0800-17011, ou pelo canal Fale Conosco disponível no site www.fazenda.sp.gov.br.

IPTU

No caso do imposto sobre os imóveis a fraude dos boletos falsos acontece de forma bem parecida.  O contribuinte recebe um título falso para pagamento e só fica sabendo do golpe quando recebe uma cobrança da prefeitura.

Para evitar ser vítima desse golpe, a Prefeitura orienta que os contribuintes, em caso de dúvida, eles podem enviar um e-mail para ni@prefeitura.sp.gov.br e verificar se é um boleto oficial ou se dirigir até uma das subprefeituras e solicitar a segundo via do boleto.

Nos dois casos, tanto o governo quanto a prefeitura informam estar trabalhando em conjunto a polícia civil para encontrar os criminosos e evitar que mais contribuintes sejam lesados pelo golpe dos boletos falsos.

LEIA MAIS: Conta de luz não terá cobrança extra em fevereiro, diz Aneel