Empreendedores brasileios proprietários de pequenos negócios têm maior otimismo com o potencial de suas empresas do que os estadunidenses. Foi o que a GoDaddy revelou em sua pesquisa global Future of work divulgada nesta segunda-feira (9), que apontou que 39% dos empresários brasileiros acreditam que o seu negócio vai crescer 50% em um período de três a cinco anos. Nos Estados Unidos os números não ultrapassam 19%.
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Um dos motivos que podem explicar a diferença dos indicadores, segundo a pesquisa, está no fato de que os estadunidenses já estão acostumados com a cultura empreendedora, uma vez que esse “boom” já é um fato do passado, enquanto que no Brasil esse momento está em expansão. Esse tempo vivido com o negócio próprio gera um cenário mais estável e maduro, sem grandes variações para o mercado dos Estados Unidos.
A cultura está tão arraigada no país norte-americano que 32% dos empreendedores da Geração Y (nascida entre os anos 1980 – alguns sociólogos dizem que é 1970 - e 1990) tiveram como objetivo o próprio negócio durante o período escolar. No Brasil, apenas 11% tomaram a mesma decisão.
O que pode aumentar esse indicador em ambos os países, segundo a GoDaddy, é o atual momento de crise financeira que o Brasil e os Estados Unidos passam atualmente. A demissão levou 19% dos brasileiros a empreender, já entre os estadunidenses essa marca chega a 25%.
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De Zuckerberg aos pais
A pesquisa identificou ainda que para 38% dos brasileiros respondentes, Mark Zuckerberg – fundador do Facebook – é o melhor modelo empreendedor a seguir. E, por incrível que pareça, apenas 27% dos estadunidenses têm a mesma opinião.
Mas, quem melhor do que as pessoas que estão no seu dia-a-dia para inspirar? Tanto brasileiros quanto americanos têm os pais como maior exemplo a seguir, atingindo a marca de 41% e 39%, respectivamente.
Geração online
A pesquisa da GoDaddy também apurou a questão tecnológica das gerações: Baby Boomers (nascidos após a Segunda Guerra Mundial), Geração X (pessoas nascidas entre os anos 1960 e início dos anos 1980, para alguns até 1970) e Geração Y.
A administração do próprio negócio de forma online demonstra que a Geração X é mais confiante que a Y nos Estados Unidos, 83% dos primeiros utilizam o método, enquanto que a segunda fica um ponto percentual atrás, com 82%.
No Brasil o resultado é o contrário. É a Geração Y é a mais confiante, 71% deles afirmaram que controlam de forma online a empresa. Mas, não pense que a Geração X ficou muito atrás da pesquisa, 69% desta concorda com a Y.
Na compração com a geração pós-guerra, 74% dos americanos acham que o negócio deve ser gerenciado dessa forma, enquanto que a prática atinge pouco mais da metade dos Baby Boomers brasileiros, apenas 51%.