No documento mais recente produzido pela OAG, empresa que analisa viagens aéreas, o aeroporto internacional de Guarulhos ficou em segundo lugar no ranking dos mais pontuais terminais de grande porte no mundo.
O desempenho de pontualidade (OTP, na sigla em inglês) de Guarulhos em 2016 foi de 90,11%, atrás apenas do aeroporto de Haneda, em Tóquio, onde o rigor foi de 93,62%.
+ Assassino de Campinas atirou sozinho, mas não inventou assassinato de mulheres sozinho, diz filósofa
+ Cientistas encontram fonte de misteriosas ondas de rádio no espaço
A OAG avalia que a diminuição em 10% do número de voos que passaram por Guarulhos no último ano pode ter contribuído para a posição favorável no ranking, mas reitera que o segundo lugar "continua sendo um feito significativo".
O estudo classificou o desempenho dos terminais de acordo com seu tamanho - de porte pequeno, médio, grande e muito grande.
Entre os de pequeno porte, o aeroporto mais pontual é o de New Castle, no Reino Unido, com 90,94% dos voos mantendo sua pontualidade.
Você viu?
O Reino Unido lidera entre os aeroportos de médio porte mais pontuais, com o de Birmingham em primeiro lugar, registrando uma taxa de precisão de 91,28%.
Empresas mais rigorosas
O relatório "Pontuality League 2016" também elenca as companhias aéreas mais pontuais do mundo.
A definição de pontualidade da empresa é quando um voo não atrasa ou quando o atraso é inferior a 15 minutos do tempo previsto de chegada ou saída. O relatório é baseado em 54 milhões de dados de viagens referentes a 2016.
+ Pessoas que vivem perto de vias movimentadas têm maior incidência de demência, indica estudo
A americana Hawaiian Airlines ficou em primeiro lugar, com um índice de 89,87% em seus voos, desempenho superior ao de 2015, quando ficou em nono. Em segundo lugar, está a Copa Airlines , do Panamá, com 88,75%, mantendo o mesmo posto do ranking anterior.
O quadro abaixo mostra as dez melhores colocadas em 2016 - nenhuma delas é brasileira.
A companhia do Brasil melhor colocada foi a Gol , em 13º lugar, com 84,63%, o que representa uma queda em relação a 2015, quando o relatório trouxe a empresa em 3º lugar, com 86,45% de pontualidade.
A OAG não avaliou o desempenho da Latam , pois a empresa, resultante da fusão entre a Lan e a Tam, só passou a operar como uma única companhia em abrilr de 2016, o que impossibilitou o cálculo, segundo o relatório.