Brasil Econômico

Confiança dos empresários do varejo tem o melhor resultado desde janeiro de 2015
iStock
Confiança dos empresários do varejo tem o melhor resultado desde janeiro de 2015

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou alta de 1,9% em dezembro de 2016, passando de 96,1 para 97,9 pontos, sendo esse o maior índice desde janeiro de 2015. Na comparação dezembro de 2015 e dezembro de 2016 a alta foi de 32%, uma vez que o indicador registrou timidos 74 pontos anteriormente. 

+ Índice de Expansão do Comércio cresce 5,2% em outubro, aponta FecomercioSP

O Índice de Confiança é apurado todo mês pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), com variações de zero a 200 pontos, sendo zero o pior e 200 melhor resultado. 

Segundo a pesquisa realizada pela Fecomercio- SP, em dezembro grandes empresas sinalizaram uma melhora significativa na confiança, com alta de 11,8%, enquanto companhias menores, com menos de 50 funcionários, a alta da confiança foi de 1,6%. No mesmo período de 2015, o aumento foi de 56,3% e 31,7%, respectivamente. 

Ainda de acordo com a Federação, ocorreu nas grandes empresas uma recuperação significativa no índice de confiança. Em contrapartida, as empresas de menor porte não conseguiram acompanhar essa percepção de melhora no período analisado pela entidade. 

Você viu?

+ Intenção de financiamento cai 4,1% em dezembro, diz FecomercioSP  

Indicadores

O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), responsável por medir a propensão dos empresários em relação ao desenvolvimento de novos investimentos, registrou um avanço de 3,5% em dezembro com 86,8 pontos. Se comparado ao mesmo período de 2015, percebe-se  aumento de 15%.

Segundo a FecomercioSP, mesmo com o desânimo do baixo crescimento, há a impressão de que a crise econômica está lentamente se desfazendo, principalmente pela desaceleração da inflação. As condições do mercado de trabalho, a elevação do crédito, o alto comprometimento da renda das famílias e a diminuição na intenção de consumo permanecem como medidas atuantes na recuperação do comércio varejista.

Já o ICEC registrou pelo oitavo mês consecutivo, variações consideradas positivas nos seus três segmentos. No Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), um dos requisitos do ICEC, apontou o crescimento de 3,1% em comparação ao mês de novembro, passando para 57,5 pontos em dezembro. Em comparação com dezembro de 2015, a elevação atingiu 72,6%.

Com um pequeno crescimento de 0,4%, o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) vem subindo timidamente, indo de 148,7 pontos para 149,4 pontos em novembro e dezembro, respectivamente. Considerado o único subíndice do ICEC, o IEEC se mantém acima do patamar dos 100 pontos, explicitando assim, o otimismo dos empresários como ferramenta auxiliar para o avanço da confiança nos últimos meses.  

+ Preço do transporte impacta custo de vida dos paulistanos, diz FecomercioSP 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!