Para aproveitar o período de trocas de presentes após o Natal, shoppings e lojas de todas as regiões brasileiras começaram as queimas de estoque para liquidar coleções antigas e dar espaço às novidades trazidas pelo mercado. Com isso, estima-se que o período promocional emende com os saldões de janeiro.
+Vendas de Natal amargam perda entre 3% e 4%, apontam pesquisas
O consumidor que pretende apenas trocar seu presente provavelmente será fisgado por faixas e cartazes de promoção de queima de estoque . A estratégia dos varejistas é reverter o quadro negativo de vendas de Natal e alavancar os lucros no primeiro trimestre de 2017.
Natal
Tanto a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) quanto a da Serasa Experian mediram índices negativos com relação às vendas de final de ano. As entidades registraram perda com relação ao ano passado que variaram entre 3% e 4%. Mesmo com o resultado negativo, o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, estima que no primeiro trimestre de 2017 os lojistas que operam nos shopping centers se recuperem.
Saldão de Janeiro
Todos os anos, após o período sazonal de final de ano, ocorre em todo o Brasil, os conhecidos saldões de janeiro, que concentram um número elevado de produtos em ofertas, em diferentes segmentos, como o de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e até no segmento de brinquedos. A perspectiva é que com o resultado negativo das vendas de Natal, os saldões que costumam ocorrer nas primeiras semanas de janeiro, fossem adiantados.
A loja Magazine Luiza anunciou nessa sexta-feira (30), a data oficial da Liquidação Fantástica que está em sua 24ª edição e ocorrerá no dia 6 de janeiro. Já o período promocional da Casas Bahia e do Pontofrio começam na próxima segunda-feira (2), que segundo as empresas pode ser considerada uma antecipação frente ao mesmo período de anos anteriores. “Estamos otimistas e confiantes com esta liquidação de janeiro. A Via Varejo negociou com os fornecedores para ter ofertas agressivas todos os dias e vem se preparando internamente para a data, trazendo estoques adequados, equipes de vendas treinadas e ofertas mais agressivas do que em 2016”, afirmou em nota o diretor comercial da Via Varejo – holding que administra as marcas –, Luiz Henrique Vendramini.
+Pesquisa aponta que brasileiro pretende gastar menos no Réveillon
HotFriday
A partir do dia 13 de janeiro o e-commerce será movimentado com a HotFriday, data promocional idealizada pelo empresário Marcelo Abrileri. Segundo ele, a iniciativa de criar uma data sazonal em janeiro e exclusivamente online é agregar em um mesmo canal ofertas interessantes ao consumidor.
Segundo Abrileri,a "HotFriday será mais do que um momento de grande liquidação e será apoiada por um website que concentrará milhares de ofertas num só lugar, criando uma concorrência saudável para atrair consumidores num momento de liquidações que promete oferecer preços realmente baixos e grandes descontos, para derreter os estoques que sobraram do Natal".
Lojas
Nos shoppings de todas as regiões brasileiras, as queimas de estoque vão até o dia 31 de dezembro. Com descontos de até 70%, diversas lojas já anunciaram o período de promoções, não tendo relação com a data oficial das liquidações de começo de ano promovidas pelos shoppings. Segmentos de vestuário, sapatos e acessórios, perfumaria, cama, mesa e banho, eletrônicos e eletrodomésticos farão parte dos produtos liquidados.
Para as crianças, a loja de brinquedos Ri Happy, ainda não anunciou a temporada oficial de promoções, porém alguns brinquedos com desconto podem ser encontrados na unidade do shopping Market Place, localizado na Zona Sul de São Paulo.