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O preço de imóveis comerciais registrou nova queda em novembro. Segundo dados divulgados pelo Índice FipeZap Comercial, o metro quadrado para venda caiu, em média, 0,45%, na comparação com outubro. Para locação, o recuo foi de 0,35%. Entre janeiro e novembro, a queda foi de 3,18%, para locação, e 7,90%, para venda. No acumulado dos últimos 12 meses, a queda foi de 3,70% e 9,24, respectivamente.

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Quando a inflação de 6,99%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é levada em consideração, a queda de preços atinge 15,17% para locação e 9,99% para imóveis comerciais à venda. O investimento em imóveis comerciais não tem se mostrado como a melhor alternativa se comparado a modelos com baixo risco. Nos doze meses encerrados em novembro, o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), por exemplo, rendeu 14,1% aos investidores . Por outro lado, os proprietários de imóveis alugados tiveram um retorno médio de 1,7%.

Valor médio de imóveis nas quatro cidades monitoradas foi de R$ 10.266 para venda e R$ 44 para locação
Marivaldo Oliveira/Futura Press
Valor médio de imóveis nas quatro cidades monitoradas foi de R$ 10.266 para venda e R$ 44 para locação

O valor médio do m² nas quatro cidades monitoradas foi de R$ 10.266 para venda e R$ 44 para locação. Apesar da queda de 0,44% em novembro, Rio de Janeiro ainda tem o preço mais alto para venda, em R$ 11.731. As regiões mais caras da cidade são Leblon, por R$ 38.739, seguido de longe de Ipanema, por R$ 26.126. Por outro lado, Belo Horizonte, que registrou a maior queda, de 0,86%, tem preço médio do m² em R$ 7.410.

O valor médio de locação em São Paulo e Rio de Janeiro é de R$ 47. Em São Paulo, as regiões mais caras para locação são Itaim, por R$ 70, e Pacaembu, em R$ 68. Em Porto Alegre e Belo Horizonte, o valor fica em R$ 32. Em novembro, a maior queda foi registrada no Rio de Janeiro, com 2,27%. Enquanto isso, Porto Alegre teve a maior elevação, com 0,30%.

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A rentabilidade média do aluguel de imóveis comerciais ficou em 5,2% em novembro. O retorno mais elevado foi registrado em São Paulo, com 5,5%. Por outro lado, Porto Alegre, com 4,7%, teve o menor registrado. O levantamento calcula o preço médio de conjuntos e salas comerciais de até 200 m² com base em anúncios da internet.

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