Empresários de São Paulo projetam alta de 3% nas vendas de Natal

Lojistas que comercializam bens semiduráveis, como roupas e calçados, se mostram mais confiantes e projetam alta de 7% nas vendas no feriado

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De acordo com a pesquisa, os lojistas que vendem bens semiduráveis, como roupas e calçados, estão mais confiantes e esperam alta de 7% no Natal. Os empresários do setor de itens duráveis, como eletrodomésticos, móveis e carros, projetam alta de apenas 1%. Os dados mostram que 50% dos empresários estão oferecendo algum tipo de promoção para melhorar as vendas.

Foto: Rosa/Agência Brasil
Para 64% dos empresários, consumidores darão prioridade para compras com cartão de crédito no Natal

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Os principais atrativos, segundo 68% dos empresários, são descontos especiais para o consumidor. De acordo com a pesquisa, a criação de ofertas especiais, com promoções do dia ou da semana, por exemplo, é a principal estratégia de 12% dos empresários. Outros 12% dos entrevistados afirmaram que estão dando preferência por ofertas de pagamento parcelado sem juros.

Assim como nos últimos anos, a expectativa de 64% dos empresários é de que o consumidor priorize as compras com cartão de crédito. O pagamento à vista com dinheiro, cheque e cartão de débito deverá ficar em segundo plano, sendo citado em 32% das respostas. O levantamento também mostra que 22% dos entrevistados acreditam que o estoque está maior em relação ao ano passado. O resultado mostra alta de 7 pontos percentuais, na comparação com 2015.

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Apesar das expectativas de alta nas vendas, 86% dos empresários disseram que não contrataram funcionários temporários. Nas 14% das respostas que disseram ter contratado empregados para o Natal, 57% estão contratando até quatro funcionários. O mesmo percentual costuma efetivar os temporários. Apesar de parecer positivo, o patamar é semelhante ao resultado de 2015 e muito abaixo do registrado entre 2010 e 2014 (79%).

* Com informações da Agência Brasil.