De celulares a carros: mais de 62 milhões de pessoas querem vender itens sem uso

Segundo pesquisa do Ibope Conecta sob encomenda da OLX, potencial de venda de itens que não são usados pelos brasileiros chega a R$ 7,6 trilhões

O período de chegada de um novo ano é o momento usado por muitos para se livrar de produtos indesejados. Uma pesquisa feita pelo Ibope Conecta sob a encomenda do site de negócios OLX revelou que 84% dos internautas brasileiros (62,8 milhões de pessoas) têm interesse em vender itens sem uso. De acordo com o levantamento, o potencial de venda desses produtos chega a R$ 7,6 trilhões, considerando desde itens relacionados à moda e eletrônicos, até imóveis e veículos.

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Segundo a pesquisa da OLX , os usuários possuem, em média, quatro itens sem uso em suas casas. A maior parcela está presente nas categorias "Moda e Beleza" (72%), "Eletrônicos e Celulares" (71%), "Música e Hobbies" (65%), "Para sua casa" (65%) e "Bebês e Crianças" (47%). O valor médio por pessoa na venda de produtos ficou em R$ 4.267, ao desconsiderar itens como imóveis e veículos. Quando estas categorias são levadas em consideração, o ticket médio atinge R$ 120.557.

Foto: Pexels
Celulares tiveram o maior destaque entre os eletrônicos na pesquisa da OLX, com 37,8 milhões de produtos sem uso

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O levantamento também identificou que, entre as pessoas que desejam vender algum produto sem uso, 54% são mulheres. A faixa etária entre 35 e 54 anos é responsável por 34% dos interessados, seguida por pessoas entre 25 e 34 anos (32%), 16 a 24 anos (28%) e 55 anos ou mais (7%). A maioria dos usuários está na classe C, que conta com metade do público que quer em se livrar de algum item. Em seguida, estão as classes B (37%), D (8%) e A (5%). 

Para o CEO da OLX no Brasil, Andries Oudshoorn, o fato de mais pessoas desejarem prolongar o tempo de vida útil de produtos que seriam descartados é motivo de comemoração. "Esta pesquisa mostra que a venda de produtos possui um potencial enorme", diz.

Celulares, imóveis e veículos

A subcategoria "Celulares e Telefonia" é a que recebeu o maior destaque entre os eletrônicos. De acordo com o levantamento, os 37,8 milhões de produtos sem uso têm potencial financeiro é de R$ 30,8 bilhões. O público desta categoria é mais equilibrado, com 51% de mulheres, e 34% de pessoas com idade entre 35 e 54 anos. As classes C (48%) e B (41%) são as que possuem maior intenção de vendas.

A categoria de "Imóveis" possui o maior potencial financeiro do site de negócios, chegando a R$ 6,8 trilhões. As classes B (47%) e C (42%) são as que possuem a maior intenção de venda. Com 57%, os homens são os maiores interessados em vender imóveis, de acordo com a pesquisa. O que mais chama a atenção na categoria é a parcela de 25% de internautas entre 16 e 24 anos com intenção de vender imóveis.

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Entre os veículos, a maioria dos intenratuas com intenção de venda são homens (58%), da classe B (49%), seguidos de perto pela classe C (40%). Os entrevistados que mais querem desapegar de seus itens têm, na maioria, entre 35 e 54 anos (40%). Segundo a OLX, a subcategoria "Carros" é a que possui o maior potencial financeiro com itens que ultrapassam os R$ 323,9 bilhões, quando somados.