Tamanho do texto

O pagamento de contas como o cartão de crédito e a TV a cabo apareceram em terceira colocação, dando prioridade ao aluguel, a água e a conta de luz

Brasil Econômico

Pesquisa sobre as prioridades dos brasileiros na hora de pagar as contas mostra que cerca de 52, 4%, priorizaram o pagamento de luz e água, seguidas do  aluguel e do cartão de crédito
iStock
Pesquisa sobre as prioridades dos brasileiros na hora de pagar as contas mostra que cerca de 52, 4%, priorizaram o pagamento de luz e água, seguidas do aluguel e do cartão de crédito

Um levantamento feito em novembro pela GoOn, consultoria de gestão de riscos de crédito  e pela empresa especializada em recuperação de crédito, Malta Cobrança, mostrou que 52,4% dos brasileiros priorizam as contas de luz, água e o aluguel, as categorizando como as de primeiro nível de segurança.

 + Finanças pessoais: educador financeiro dá dicas para começar 2017 sem dívidas

A pesquisa se fundamentou com base na seguinte interrogativa: quais contas você prioriza o pagamento em primeiro lugar? Para que a questão pudesse ser respondida com facilidade, as respostas foram segmentadas em: cartão, cheque especial, carnê, TV/Cabo, luz/água, educação, aluguel, financiamento imóvel/carro.

Quais as contas mais priorizadas pelos brasileiros?

Luz e água foram consideradas prioridades de pagamento com 29,9%. Aluguel e cartão de crédito também foram priorizados, com 22,5% e 19%, respectivamente. Dentre esses destaques, a educação ocupou a sexta colocação, praticamente empatada com o cheque especial e antecedendo a priorização da TV a Cabo.

 + Muitas contas a pagar? Veja 5 ações para quitar dívidas e sair do vermelho

“O devedor prioriza o pagamento de uma conta, mediante a leitura do levantamento, mediante o receio que a falta do serviço fará em sua vida cotidiana. O fato de priorizar o pagamento de conta de luz, por exemplo, indica que o consumidor entende que não pode ficar sem luz, e por isso, prioriza essa conta ao invés de outras”, diz Eduardo Tambellini, sócio diretor da GoOn.

A pesquisa ainda evidenciou a preferencia em manter como prioridade de pagamento o cartão de crédito, que apareceu como terceiro colocado. “O cartão é sempre destaque nos noticiários, por ser a modalidade com um dos juros mais altos dos produtos financeiros. Isso explica essa prioridade, uma vez que o consumidor começa a dar sinais de amadurecimento financeiro - fato essencial em um país com uma cultura de crédito livre e acessível, afirma Tambellini.

Pode-se perceber também, que a prioridade muda de acordo com a faixa etária. Entre 52 e 77 anos idade, a prioridade se divide entre o aluguel e o cartão de crédito. Carnês e TV a cabo, não costumam aparecer no corte de pessoas com menos de 25 anos.

“Isso nos dá um indicativo que, grande parte dessa faixa etária, está saindo de casa mais tarde e ainda mora com os pais”, aponta o diretor da GoOn.

Quando separada por sexo, poucas mudanças são percebidas nas respostas. Porém, notou-se que homens elegeram o cartão, sendo mais importante do que o aluguel, cheque especial ao invés de educação; e a TV a Cabo frente o carnê – oposto da priorização dada pelas mulheres. 

O levantamento também foi separado pela abertura por região geográfica, sendo possível detectar que todas as regiões priorizam água e luz como as primeiras contas a serem pagas, diferentemente do Sudeste, que prioriza o aluguel. No Norte do Brasil, a educação apareceu como o terceiro item mais importante a ser priorizado, divergindo das respostas das demais regiões.

+ Governo divulga regras para micro e pequenas empresas parcelarem dívidas 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas