Balanço divulgado nesta sexta-feira (2) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontou que o número de assinantes de TV paga no País mostrou estabilidade entre setembro e outubro. As operadoras de televisão por assinatura perderam, no entanto, 42.745 assinantes, o que representa redução de menos de 0,2%.
+ Anatel garante manutenção de serviços caso seja necessária intervenção na Oi
Segundo a Anatel , o País conta hoje com mais de 18 milhões de assinantes de televisão por assinatura e em setembro em setembro o segmento apresentou aumento de 23.878 no número de usuários em relação a agosto de 2016.
O órgão regulador apontou ainda que de cada 100 domicílios no País, 27 possuem TV paga. Em relação ao mês anterior os números ficaram estáveis, crescimento de 0,1%. No entanto, em relação à setembro de 2015, a base de assinantes apresentou retração de cerca de 2,9%, queda de 557.838 assinantes.
Na divisão por tecnologia utilizada mais de 41% da população brasileira usa a televisão a cabo, ou seja, cerca de 8 milhões de domicílios. Mais de 57% dos assinantes usam a tecnologia de Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite (DTH). Apenas 1,1% da população usa o TVC e Fiber to the Home – FTTH.
+ Anatel proíbe limites na internet fixa por prazo indeterminado
Concorrência
Nesta sexta-feira (2) a HBO Latin America anunciou a comercialização de um serviço de assinatura em sistema "a la carte", o HBO Go. O serviço será prestado pela operadora Oi e em primeiro momento está restrito aos Estados de Espirito Santo, Mato Grosso do Sul, Bahia e no Distrito Federal. A partir do dia 7 de dezembro, ele passará a ser disponibilizado ao consumidor nos Estados em que a operadora de telefonia Oi trabalha com o serviço de banda larga.
O valor da HBO GO será de R$ 34,90 mensais, e permitirá ao assinante e usuário de internet acessar o conteúdo premium da HBO, em qualquer dispositivo com acesso a internet. A HBO GO é a plataforma digital de entretenimento premium da HBO que oferece, por meio de uma assinatura, acesso via internet a programação dos canais HBO/MAX, com mais de 2,500 títulos. A Anatel é responsável pela regulamentação dos serviços prestados em TV por assinatura, telefonia móvel e banda larga.
+ Apesar de queda nos preços, banda larga teve menos qualidade em 2015, diz Anatel