Dados divulgados pelo Serasa Experiam apontam que entre os dias 25 a 27 de novembro, os comércios de ruas e shopping centers venderam 11% durante a Black Friday em comparação com a mesma data sazonal do ano anterior, quando o crescimento em vendas foi de 9,0%.
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Os dados fazem parte do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Black Friday 2016 e na opinião dos economistas do órgão o crescimento mostra que a data está se consolidando como uma das mais importantes do setor. “O crescimento positivo de 11,0% nas vendas da Black Friday em 2016 revela que esta data está ganhando relevância dentre outras datas importantes do movimento varejista nacional. Contudo, é importante ressaltar que um movimento mais forte na Black Friday tende a antecipar e, provavelmente, levar a um enfraquecimento das vendas de Natal”.
Mesmo com o resultado positivo em vendas, balanço do Procon-SP apontou que até às 13h do sábado (23), o órgão contabilizou 845 atendimentos, sendo que 583 foram denúncias e reclamações dos consumidores em relação as empresas participantes da Black Friday. O Procon-SP informou também que as orientações e interações com os consumidores somou 262 no período.
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A mudança de preço ao finalizar a compra registrou o maior índice de reclamações com 22,47%, seguido por produtos e serviços anunciados e indisponíveis foi de 19,21% e das maquiagens com 16,30% das queixas dos consumidores. O órgão apontou ainda que problemas com os site teve participação de 2,74% das reclamações dos consumidores e 7,38% relataram pedido cancelado sem justifica por parte das empresas participantes.
Vendas online
As vendas nas lojas virtuais somaram R$ 1,9 bilhão na Black Friday, apontou o balanço da Ebit. Cerca de 20% das compras online realizadas durante a data sazonal foram feitas por meio de dispositivos móveis como celulares e tablets. O percentual representa R$380 milhões dos R$1,9 bilhão faturado pelo e-commerce na edição do dia promocional deste ano.
Já na comparação com igual período do ano anterior (2015) a Ebit informou que esse percentual mais que dobrou. Segundo o CEO da Ebit, Pedro Guasti, o número de compras por dispositivos móveis surpreendeu nesta edição da Black Friday. “Para um público cada vez maior o smartphone é o meio principal de acesso à internet. As principais lojas passaram a oferecer ou aperfeiçoaram seus aplicativos, tornando a utilização cada vez mais inteligente, isso também impactou positivamente no crescimento deste público”, disse.
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