O balanço das vendas da Black Friday 2016 foi positivo. Segundo a EBit, o e-commerce faturou R$ 1,9 bilhão, alta de 17% na comparação com igual período do ano anterior. O número de pedidos teve alta de 5% na data ao somar 2,23 milhões de compras realizadas na data. O tíquete médio de compras cresceu 13% chegando a R$ 653. Os dados referem-se apenas entre às 0h e 23h59 da sexta-feira (25).
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Uma das estratégias adotadas pelas redes de varejo e serviços foi antecipar o início da Black Friday , e ela rendeu bons resultados. A EBit apurou que, somando o faturamento das quatro horas de antecipação de venda, o faturamento foi de R$2,06 bilhões, em linha com a previsão da Ebit, de R$2,1 bilhões para a edição de 2016.
Mesmo com a antecipação do horário de inicio do dia de descontos, a maior procura e venda ocorreu na madrugada de sexta-feira (25), informou em nota o CEO da Ebit, Pedro Guasti. “Os varejistas se prepararam antes e anteciparam muitos descontos das categorias mais buscadas pelos consumidores e isso acelerou parte das vendas para a quinta-feira (24), mas os picos de consumo continuaram acontecendo na madrugada de sexta-feira (25), especialmente entre às 0h e 1h”.
Consolidação
Para Guasti, o resultado em vendas mostra que a Black Friday está consolidada no mercado brasileiro. “A Black Friday está cada vez mais consolidada no calendário brasileiro do varejo e o crescimento do número de e-consumidores ativos, que subiu 17%, para 1,955 milhão, dos quais 281.264 usuários novos que fizeram sua primeira compra na internet”.
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Ainda na opinião do especialista em e-commerce, Pedro Guasti, o sucesso da Black Friday deve refletir-se também nas vendas ocorridas no final de semana, já que muitos ampliam dos descontos nos dias seguintes e na segunda-feira, conhecida como “Cyber Monday”. “A tendência é que os varejistas que ainda possuem estoque prolonguem suas promoções, praticando descontos semelhantes aos concedidos na noite de quinta-feira (24) e sexta-feira (25).
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