A Black Friday se tornou importante data sazonal ao varejo brasileiro. Há pouco mais de cinco anos, empresários do comércio e serviços aproveitam a data para turbinar as vendas e até antecipar o volume de compras, que geralmente ocorre no Natal.
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Mais do que se preocupar em proporcionar aos consumidores descontos atrativos na Black Friday , quem não tem estoque para entregar o produto na hora e quem opera de forma online devem se preocupar também com a entrega dos produtos. Entre 15 de novembro a 24 de dezembro, só o segmento virtual deve movimentar R$ 8,4 bilhões e é justamente nesse período que os atrasos na entrega frustram o consumidor. Em 2014, por exemplo, o Procon SP recebeu 12.793 reclamações ligadas a não entrega/ demora na entrega de produtos de lojas virtuais.
O faturamento do e-commerce deve aumentar 14% neste ano, segundo estimativa da consultoria E-Bit, entre 15 de novembro a 24 de dezembro, que compreende as vendas de Black Friday e Natal. A expectativa é que o segmento movimente R$ 8,4 bilhões durante o período. “Essas datas são muito cruciais para o comércio eletrônico, pois nesse período as lojas virtuais chegam a vender até 10 vezes o volume de outros meses”, comenta Juca Oliveira, fundador da B2Log – marketplace especializado em soluções de logística para o comércio eletrônico.
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Para ajudar quem já está com demanda de Black Friday e quer fidelizar o consumidor para as compras de Natal, o empresário listou também algumas dicas para evitar atrasos na entrega:
Tenha um plano alternativo
A loja virtual deve ter sempre em mente mais de uma alternativa para entrega de mercadorias. Conversar com outros players, encontrar empresas parceiras e orçar os custos com logística e ter uma solução de entrega diversificada pode evitar problemas no futuro e fazer com que a loja virtual tenha crescimento sustentável.
Controle da mercadoria
Ter disponível no site soluções em que o cliente possa acompanhar a entrega do produtos em tempo real. A medida mostra ao consumidor que a empresa têm politicas de transparência com o consumidor e isso reduz a ansiedade do mesmo, além de possibilitar a identificação de problemas quando o produto está em transito para entrega.
Contato com o cliente
Informar o cliente, por meio de mensagens, Previsão de chegada da mercadoria por meio de envio de mensagens, para que reduza-se a possibilidade de que o entregador não encontre ninguém para receber a mercadoria, no momento da entrega.
Aposte na logística reversa
Facilitar a vida do cliente em caso de devolução ou troca de produtos comprados na Black Friday ou no Natal é importante no processo de fidelização. Com novos aplicativos e soluções, as lojas virtuais podem acelerar esse processo, com a entrega imediata do produto aliada a coleta do produto com defeito na casa do cliente, criando uma experiência de troca melhor para o consumidor.
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