Netflix, Apple e Google ficaram com as três primeiras posições no ranking das marcas mais amadas no mundo, segundo pesquisa publicada nesta sexta-feira pela Accenture Interactive, em parceria com a Fjord.
+ BNDES fecha terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 6,4 bilhões
Conhecida como Love Index, a pesquisa de 2016 também revela que Netflix, Fitbit, Amazon, Apple e Facebook estão ditando o ritmo nos EUA para experiência de marcas em todos os setores. As interações das pessoas com estas empresas estão aumentando suas expectativas em relação a outros produtos e serviços que elas utilizam.
O estudo conta com uma metodologia pioneira, baseada em levantamentos qualitativos e quantitativos com mais de 26 mil pessoas nos EUA, no Reino Unido e Brasil. Os entrevistados fizeram um ranking com mais de 70 de suas empresas favoritas, nas indústrias automotiva, de serviços bancários, hospitalidade e varejo. Também foram apontadas suas companhias preferidas "top of mind", de forma espontânea.
+ Empresas de alto crescimento geram 46,7% dos postos de trabalho, diz IBGE
"Nossa pesquisa nos diz que as pessoas usam cinco características - divertido, relevante, engajador, social e útil - para descrever e avaliar as suas experiências com as marcas", afirma Nan Nayak, pesquisadora-chefe e diretora da Fjord para estratégia de design.
"Descobrimos que muitos dos traços que as pessoas procuram em seus relacionamentos humanos também se aplicam às suas relações com as marcas. O Love Index revela por que as pessoas gostam das marcas e o que as empresas podem fazer para aumentar e também sustentar essa conexão emocional", completa.
No Brasil
A Netflix também lidera o ranking quando consideramos apenas o território brasileiro. Na sequência estão Youtube e Google, respectivamente. Os entrevistados no País apontaram o serviço de streaming como o melhor em três diferentes quesitos (Divertido, Engajador e Útil). No quesito Relevante, a empresa vencedora foi o Google, enquanto no Social a liderança ficou com o Facebook.
+ Confiança dos empresários da indústria perde força em novembro, diz CNI
As pessoas entrevistadas no Brasil ainda colocaram o WhatsApp entre as primeiras marcas no quesito Social, com a segunda colocação – enquanto a Samsung ficou na terceira posição. Na área Divertido, a Sony ficou com a terceira colocação. A Apple também teve um terceiro lugar no pódio, na dimensão Engajador.