Brasil Econômico

undefined
Thinkstock/Getty Images
Atividade econômica não se recupera e tem queda de 0,7% no terceiro trimestre de 2016

A atividade econômica, medida pelo Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), apresentou queda de 0,7% no terceiro trimestre deste ano.  Na comparação com igual período de 2015 a retração foi de 2,9%. Já no acumulado do ano  – de janeiro a outubro – a atividade econômica teve retração de 4,0% quando comparação ao acumulado do ano de 2015.

+ Serasa Experian promove Feirão Limpa Nome em novembro; saiba dias e locais

Segundo os economistas da Serasa Experian , o resultado mostrou que a recuperação econômica prevista para o segundo semestre de 2016 não ocorreu como o estimado. “A retração de 0,6% —  verificada no segundo trimestre frustrou as expectativas, que haviam se formado anteriormente, de retomada mais firme da economia ao longo do segundo semestre do ano”, informou a entidade em nota.

Ainda segundo os economistas da Serasa, o resultado apontou ainda que a crise econômica se intensificou no terceiro trimestre. “Avanço do desemprego, crédito mais caro e escasso, níveis de inadimplência elevados tanto de consumidores quanto de empresas e dificuldades financeiras de alguns entes federativos são alguns dos elementos que impactaram negativamente sobre a atividade econômica no terceiro trimestre”.

Ainda segundo dados apurados pela Serasa Experian, a agropecuária recuou 3,7% no terceiro trimestre de 2016, já efetuados os devidos ajustes sazonais, e caiu 1,9% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. A indústria também  apontou retração de 2,3% neste mesmo trimestre perante o segundo trimestre. Na comparação interanual, recuou 3,8% frente ao terceiro trimestre de 2015. 

+ Serviços têm queda de 4,9% em setembro, pior resultado desde 2012

O setor de serviços manteve-se estável, na margem, durante o terceiro trimestre deste ano, mas retraiu 2,1% frente ao terceiro trimestre do ano passado.  Todos os componentes da demanda doméstica exibiram variações negativas na passagem do segundo para o terceiro trimestre de 2016, apontou O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica.

Consumo das famílias apresentou queda de 1,4% no período, seguindo do consumo do governo negativo em 0,7%; investimento com queda de 5,4%; exportações com - 7,2%; importações negativas em 3,5%. Na comparação com o terceiro trimestre  de 2015 as quedas foram: consumo das famílias 4,9%; consumo do governo 3,0%; investimentos 10,6%; exportações 1,4% e importações 7,1%.

+Receita paga sexto lote de restituição do Imposto de Renda 2016

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários