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Instagram afirmou que, a partir da próxima semana, vai testar ferramenta para que consumidores possam pesquisar melhor produtos
Divulgação/Instagram
Instagram afirmou que, a partir da próxima semana, vai testar ferramenta para que consumidores possam pesquisar melhor produtos

O Instagram anunciou no começo de novembro uma nova ferramenta para vendas de produtos na plataforma. Ainda em fase de teste com 20 varejistas dos Estados Unidos, entre elas, as grifes Kate Spade, Warby Parker e J.Crew, a ferramenta promete experiência de compra positiva ao consumidor online. 

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Assim que os novos recursos forem liberado ao mercado, os Instagrammers poderão abrir uma nova tela mais detalhada, que mostrará até cinco itens com todas as informações sobre o produto, o preço e um link  de ação "compre agora", facilitando assim o processo de compra.  

Pesquisa realizada no mercado norte-americano de consumo constatou que 84% dos usuários de smartphones pesquisam e comparam produtos por aplicativos ou pela web. O Fato comprova que tanto o Instagram , quanto o Facebook, estão no caminho corretor ao também se tornarem plataformas de vendas de produtos.

A especialista em marketing digital, Ana Tex, afirmou que no Instagram, o engajamento do usuário é maior que no Facebook. “O índice de engajamento no Instagram é quase seis vezes maior que no Facebook – são 4.1% contra 0.7%, respectivamente, o que o torna um potencial meio de vendas online”.

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Mas, de nada adianta ter a iniciativa de vender pela plataforma sem ter uma estratégia assertiva. “Não basta criar uma página e anunciar os produtos. O empreendedor terá de adotar algumas estratégias para conquistar e fidelizar clientes pela rede social”, explicou a especialista. Para ajudar quem pretende ter a plataforma social como aliada das vendas, a especialista listou o que ajuda a alavancar as vendas.

Deixe seu Instagram público

Pode parecer óbvio, mas tem muita marca fazendo perfis privados. Isso pode irritar o seu potencial cliente. Para quem tem como objetivo alavancar um negócio e vender pela rede social, ter um perfil público é primordial.

Crie conteúdos que eduquem, inspirem e entretenham

A estratégia mais importante nesta rede social é ter conteúdo relevante que eduque, entretenha e inspire os seguidores.  Isso é que vai fazer com que eles tenha interesse em seguir uma conta. Para isso, procure fazer uma pesquisa na rede social e na internet sobre quais os assuntos que seus clientes mais perguntam. O que eles mais se interessam? Sabendo o que as pessoas mais perguntam sobre o seu assunto, é mais fácil criar posts que falam sobre suas curiosidades.

 O principal erro cometido é querer vender em todos os posts. As redes sociais foram feitas para criar uma conversa, um relacionamento. É por isso que 80% dos seus posts devem ser compostos por conteúdos que não estejam vendendo, enquanto 20% serão compostos por ofertas.

Crie vídeos sobre os produtos e serviços

Os vídeo mostrando seus produtos ou serviços contribuem para aproximar o consumidor da sua loja e marca. Tire suas dúvidas mostrando detalhes, proporções, acabamentos e vantagens. Lembre-se: quando você fala sobre benefício do produto em vez de questões técnicas e promoções, você é bem visto nas redes sociais. Ajude seus seguidores e não apenas venda. É assim que um produto deve ser exposto.

 Use hashtags

As hashtags devem ser escolhidas de acordo com seu nicho e com o que está postando. Também use variações de hashtags com e sem acento.  Escolha 30 hashtags e coloque-as no comentário do seu próprio post, dá o mesmo efeito que as hashtags colocadas na legenda, mas polui menos o post.

Seja visto

“Quem não é visto, não é lembrado”.  Por isso, poste todos os dias. Faça uma experiência com três posts ao dia: um de manhã, um de tarde e um de noite e verifique os resultados. Se você não tem tempo para produzir tantos conteúdos, existem alguns sistemas que agendam posts, facilitando seu trabalho.

Dê dicas aos seus seguidores

Aposte em dicas relacionadas ao seu nicho. As pesquisas feitas para criar conteúdos o ajudarão na criação dessas dicas. Com elas, você passa a ser uma autoridade no segmento e não apenas um vendedor.

Crie competições estratégicas

Faça competições para ter engajamento do seu público alvo na rede social.

Crie chamadas para ações

Por que você está marcando presença no Instagram? Cada post que você fizer no Instagram deve ser estratégico e incluir uma “Chamada para Ação”. Isto significa que você deve dizer para a pessoa o que ela deve fazer ou direcioná-la para alguma ação. Se você tem a atenção de alguém, você precisa assumir o controle da relação e dizer o que ela tem que fazer.

Ao enviar o consumidor para um acesso ao seu conteúdo gratuito ou para valiosas informações relacionadas ao seu negócio, você terá a chance de capturar o e-mail e construir um relacionamento com este possível cliente. Esta é uma das técnicas de transformar seu seguidor em cliente.

Divulgue seu Instagram de forma online e offline

Espalhe por aí que o seu negócio tem um perfil no Instagram com conteúdos relevantes. Faça isso em suas outras redes sociais e também de forma offline.

Descubra parceiros estratégicos e formadores de opinião

Pesquise parceiros e formadores de opinião que podem ajudar na divulgação do seu negócio no seu segmento. Também fique atento ao que eles estão fazendo nas redes sociais. Isso pode servir de inspiração para as estratégias direcionadas ao Instagram. 

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