Tamanho do texto

Aproximadamente um terço das pessoas que não retiraram o PIS/Pasep, ou seja, 357.036 são do Estado de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro com 85.262; Rio Grande do Sul com 71.928; Santa Catarina com 63.834 e Minas Gerais com 61.999

Brasil Econômico

O prazo se encerra em 30 de dezembro e mais de  948.288 pessoas ainda não procuraram uma agência bancária para retirar o benefício
iStock
O prazo se encerra em 30 de dezembro e mais de 948.288 pessoas ainda não procuraram uma agência bancária para retirar o benefício

O Ministério do Trabalho informou nesta sexta-feira (11) que quase um milhão de trabalhadores brasileiros ainda não efetuaram o saque referente ao abono do PIS/Pasep do ano base de 2014 no valor de R$ 880. O prazo se encerra em 30 de dezembro e mais de  948.288 pessoas ainda não procuraram uma agência bancária para retirar o benefício.

+ Nascidos em setembro recebem abono do PIS-Pasep a partir da próxima semana

“Os trabalhadores têm menos de dois meses para procurarem uma agência bancária e retirarem esse dinheiro do PIS/Pasep . Depois o recurso volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador”, afirmou o coordenador geral do Seguro-desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, Márcio Borges.

Quem tem direito?

Têm direito a sacar o valor trabalhador inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos; e tenham seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

A maioria dos trabalhadores que ainda não sacaram o dinheiro é residente das regiões Sudeste e Sul do Brasil. Aproximadamente um terço das pessoas que não retiraram, ou seja, 357.036 são do Estado de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro com 85.262; Rio Grande do Sul com 71.928; Santa Catarina com 63.834 e Minas Gerais com 61.999, totalizando 948.288 que têm o direito ao abano e ainda não foram resgatar o valor.

+ Veja se você pode sacar o abono do PIS

Como sacar o abono

Para se informar sobre o direito do abono PIS/Pasep, o trabalhador pode consultar o site do Ministério do Trabalho ou pela Central de Atendimento Alô Trabalho no número 158. Caso tenha direito aos R$ 880, o trabalhador pode se dirigir a uma das agências da Caixa Econômica Federal e sacar o benefício no caixa eletrônico, bastando estar com o Cartão Cidadão em mãos e até mesmo em uma das casas lotéricas espalhadas pelo País.

Caso não tenha o Cartão Cidadão, o trabalhador deve procurar uma das Agências da Caixa Econômica com documento de identificação para poder efetuar o saque do valor na boca do caixa. Se ainda ficou com dúvida se tem ou não direito ao abono do PIS/Pasep, basta ligar na central de atendimento da Caixa por meio do número 0800 726 0207.

*Com informações da Agência Brasil

+ Abono Salarial ano-base 2014: últimos dias para sacar

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.