Quer empreender e ainda tem dúvidas sobre qual segmento pode ser rentável? Um dos mercados promissores no País, mesmo diante da crise econômica, é o de alimentação. Afinal das contas, o consumidor pode cortas gastos para equilibrar as finanças, mas não pode deixar de comer.
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O potencial do segmento de bares, restaurantes e demais operações que oferecem alimentação é ressaltado pela estimativa do Segundo o Instituto Foodservice do Brasil (IFB), que prevê crescimento de 7,7% neste ano. A estimativa representa alta de 1,5% na comparação com 2015. O mercado fatura aproximadamente R$ 60 bilhões e gera mais de 220 mil empregos no País. Dados como este devem ser levados em conta na hora de empreender .
Os dados são animadores, mas de nada adianta empreender em um setor que cresce no País e não saber administrar a operação. Pensando nisso, o empresário Guilherme Temperani, sócio proprietário do Macaxeira Restaurante e Cachaçaria, listou cinco dicas para ajudar quem deseja investir e ser dono do próprio negócio.
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1. Agilidade ao atender pedidos
O tempo entre colher e atender aos pedidos é determinante para a clientela voltar. Para agilizar, invista em tablets ou celulares para anotar. Assim, a transmissão para a cozinha é mais rápida e consequentemente, a entrega do prato também. Se a casa possuir serviço de delivery, cadastre-se nos aplicativos e opte por receber as solicitações via celular e computador. O tempo é menor e é possível controlar melhor a demanda.
2. Fique atento ao estoque
Retire os pratos menos consumidos do cardápio ou crie promoções para girar o estoque. Tais opções evitam desperdício de alimentos e geram economia. Para isso, é necessário atentar-se à média de consumo do estabelecimento.
3. Crie um cardápio eficiente
Investir em novas receitas para agradar públicos variados, não esquecer dos clássicos, optar por pratos diferentes e usar boas fotos, deixam o menu mais atrativo.
4. Fidelize o cliente e tenha as redes sociais como aliadas
Em tempos de crise, ao mesmo tempo em que é fundamental ter uma boa clientela, é necessário fidelizá-la. Uma forma de divulgação eficaz e rápida entre o público usual e o novo é investir nas redes sociais. Postar bom conteúdo regularmente, interagir e fazer um bom trabalho de inbound marketing é essencial para se aproximar dos clientes e do seu público-alvo.
5. Mantenha as finanças organizadas
Administre bem o fluxo de caixa, pois isso garante o controle dos gastos e recebimentos, o que é necessário para evitar atrasos no pagamento de fornecedores, contas e salários da equipe. É possível utilizar softwares de gestão, que automatizam o processo e permitem acompanhar de perto tudo o que entra e sai, além dos resultados financeiros diários.
As dicas são boas e caso queira empreender
no segmento de alimentos e bebidas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pode te ajudar com a estruturação do projeto, escolha do ponto comercial e demais dúvidas que possam surgir no caminho.