Tamanho do texto

Na última edição do Feirão, a Serasa ajudou 5,3 milhões de consumidores inadimplentes a organizar suas finanças

Brasil Econômico

Serasa estima que 59,3 milhões de brasileiros estão com contas em atraso
iStock
Serasa estima que 59,3 milhões de brasileiros estão com contas em atraso

Cerca de 40% da população adulta e economicamente ativa, ou seja, 59,3 milhões de brasileiros está inadimplente no País. Para tentar minimizar esse número a Serasa Experian promove no próximo dia 8 de novembro o Super Feirão Limpa Nome da Serasa. Online, onde consumidores de todo o País podem quitar seus débitos, ou de forma presencial, o consumidor que estiver negativado pode renegociar suas dívidas direto com a empresa credora.

+ Comércio é o setor com maior índice de inadimplência, aponta SPC Brasil

A nova edição do Super Feirão vai até o dia 26 de novembro, e quem reside em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro contam ainda com três edições presenciais para a renegociação das dívidas. No site da Serasa Experian o consumidor encontrará o nome das empresas que vão participar do evento agora em novembro e pode renegociar seus débitos online, 24 horas por dia.

Finanças em dia

Segundo o gerente de Recuperação de Crédito do Serasa, Raphael Salmi, essa é uma boa oportunidade para quem quer chegar em 2017 com as finanças em dia. “O consumidor deve aproveitar essas oportunidades para limpar o nome porque as empresas estão dispostas a oferecer boas propostas. Mas ele também pode apresentar alternativas, que realmente caibam em seu bolso para se livrar da inadimplência”, disse.

A entidade informou que na última edição do Feirão 5,3 milhões de consumidores inadimplentes procuraram o site ou os eventos presenciais para renegociar suas dívidas. Desse total, 37% eram consumidores de São Paulo, 13,8% do Rio de Janeiro, 8,1% de Minas Gerais, 5,3% do Paraná e 4,2% eram inadimplentes na Bahia.

Eventos presenciais

Rio de Janeiro é o primeiro Estado a sediar o evento presencial do Super Feirão Limpa Nome da Serasa. De 8 a 12 de novembro, o consumidor pode se dirigir ao Shopping Nova América (estacionamento) das 8h ás 18h.  Em seguida, o evento vai para Belo Horizonte, entre os dias 16 e 19 de novembro. Os consumidores interessados em limpar o nome podem ir até o Minas Shopping (estacionamento) e negociar com as empresas participantes da iniciativa do Serasa.
Em São Paulo o Feirão será de 22 a 26 de novembro, no Shopping Itaquera (estacionamento). Para saber as empresas participantes, basta acessar o site da entidade.

Saúde financeira

Consumidor deve se preparar antes de renegociar suas dívidas, indica a Serasa Experian. Colocar na ponta do lápis qual o rendimento mensal e quais são suas despesas fixas, pode ajudá-lo na renegociação de seus débitos. O momento é oportuno já que em novembro muitos brasileiros recebem a primeira parcela do 13º salário. O dinheiro a mais que entra no final do ano ajudará no equilíbrio das contas, já que em janeiro os gastos triplicam com IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, além dos gastos com os festejos de Natal e de Ano Novo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.