Tamanho do texto

Planejar-se, comprometer-se com o trabalho e saber quando desacelerar pode ajudá-lo a manter a produtividade mesmo nas viagens mais exaustivas

 Aguardar o embarque para começar trabalhos importantes é uma maneira de manter a produtividade
iStock
Aguardar o embarque para começar trabalhos importantes é uma maneira de manter a produtividade

Manter a produtividade durante uma viagem exige que encontremos nosso próprio espaço em meio ao caos de aeroportos movimentados, voos lotados e agenda cheia. Ficou incomodado com o choro de uma criança durante o voo? Coloque fones de ouvido. Ficou cansado? Beba uma xícara de café. O voo atrasou? Encontre uma tomada, conecte o laptop e adiante parte do trabalho. Usar a mente a seu favor pode resolver metade dos problemas. Os outros, você pode resolver com essas dicas do site Motto.

Dicas para quem trabalha em home office manter a produtividade

1. Use cada momento da melhor forma possível

Se você estiver tentando trabalhar em algo denso, espere pelo embarque. Fazer esse tipo de trabalho enquanto você está aguardando para embarcar pode não ser uma boa ideia. Use esse momento específico para fazer uma leitura ou limpar seus e-mails, por exemplo. Deixe as tarefas certas para os momentos certos para manter a produtividade .

2. Planeje-se com antecedência

Não há nada pior do que você decidir começar a trabalhar e perceber que não tem acesso a uma conexão de internet sem fio, esqueceu de baixar um documento importante ou carregar a bateria do laptop. Manter a produtividade enquanto você está vajando requer planejamento prévio. São pequenas coisas como essas que você pode definir antes de embarcar e que podem determinar seu sucesso lá na frente.

3. Comprometa-se com o trabalho

Nem sempre é fácil manter o foco quando se está em um ambiente de fácil distração. Mas, o que poucos sabem é que a distração é um problema apenas nos primeiro cinco ou dez minutos. Se você se esforçar e se comprometer com o trabalho, perceberá que estará em uma zona confortável para fazer seu trabalho muito antes do que imagina. Quando isso acontecer muitas das coisas que estiverem acontecendo ao seu redor não terão mais importância.

4. Tenha uma certa dose de desprendimento

Muitas pessoas insistem em usar inconvenicência em benefício próprio. Quem nunca sentou ao lado de uma pessoa no avião que insistia em tolerar a conexão de baixíssima velocidade e esperava longos minutos para que uma página da internet fosse aberta no laptop? Isso é ou não é uma perda de tempo? Com certeza, há coisas mais interessantes que essas pessoas poderiam estar fazendo, não acha? Lembre-se de usar o tempo em que estiver voando em seu real benefício.

5. Se você não puder trabalhar, estude

Produtividade não é sinônimo apenas de trabalho. Produtividade também tem tudo a ver com estudo e aprendizado. Antes de viajar, escolha alguns livros e baixe alguns podcasts, por exemplo. Assim, quando você tiver a oportunidade de sentar em algum lugar e começar a trabalhar para valer você estará mais bem preparado.

6. Saiba quando desacelerar

Por último, saiba quando você precisa dormir, descansar, ou mesmo olhar um pouquinho pela janela. Produtividade também tem tudo a ver com autoconhecimento. Você precisa saber quando é hora de trabalhar e quando é hora de dar uma pausa. Produtividade, especialmente durante uma longa viagem é como uma maratona, não como uma largada. Portanto, respeite o seu ritmo.

+ 10 dicas para ser promovido no trabalho

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.