Tamanho do texto

Escritórios virtuais são espaços compartilhados que oferecem uma estrutura diferenciada para funcionar, incluindo serviços que facilitam a administração

Escritórios virtuais também oferecem a possibilidade de locação de sala de reuniões
Reprodução
Escritórios virtuais também oferecem a possibilidade de locação de sala de reuniões

Por conta da crise econômica que afeta o Brasil, muitos empreendedores estão enfrentando dificuldades para equilibrar as contas da empresa. Dessa forma, é indispensável encontrar maneiras de reduzir gastos e aumentar a rentabilidade. Entre essas alternativas, estão os escritórios virtuais. 

+ Dicas para quem trabalha em home office manter a produtividade

De acordo com Fernando Bottura, presidente da Gowork, os escritórios virtuais são "espaços compartilhados nos quais as pessoas podem encontrar uma estrutura diferenciada para funcionar, que inclui como serviços o atendimento telefônico personalizado, transferência de ligações, gerenciamento de recados, gerenciamento de correspondências e utilização de um endereço comercial e endereço fiscal”. Bottura acredita que este modelo de trabalho seja ideal tanto para empresas quanto para consultores e profissionais liberais. 

Dessa forma, o profissional que contrata este serviço não precisa estar fisicamente no escritório todos os dias. É possível trabalhar de casa ou, se necessário, até mesmo durante eventuais viagens de negócios. Caso seja preciso, existem estações de trabalho disponíveis, bem como a possibilidade de alugar salas para reuniões e treinamentos. Neste modelo, os preços serão amplamente inferiores quando comparados com locais comuns, sem compartilhamento.

+ Como descobrir a hora certa de começar um empreendimento

O final da preocupação com o atendimento telefônico da empresa, possibilitado pela contratação deste serviço de escritório, garante maior mobilidade profissional, permitindo maior liberdade para que os empreendedores e funcionários trabalharem de outros locias. Além disso, neste caso, também é eliminada a necessidade de contar com um colaborador apenas para realizar este atendimento, de forma a reduzir os custos.

“A ideia é uma evolução natural do modelo de homework, pois esse apresentava problemas como necessidade de grande disciplina e dificuldade de atendimento presencial aos clientes. Contudo, um dos benefícios mais relevantes é a possibilidade de trabalhar sem que se tenha a preocupação constante com a administração e manutenção de um espaço”, afirma Bottura.

+ Entenda como a terceirização pode reduzir a taxa do condomínio

Estes motivos fazem com que os escritórios virtuais se tornem opções interessantes para os empreendedores, que devem levar esta alternativa em consideração, caso estejam procurando cortas gastos para melhorar as condições da empresa no médio e curto prazo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.