Tamanho do texto

Modelo de terceirização faz com que toda a responsabilidade com serviços relativos à portaria, zeladoria e limpeza passe para a empresa contratada

Terceirização permite que síndico tenha mais tempo para planejar maneiras de reduzir os gastos
iStock
Terceirização permite que síndico tenha mais tempo para planejar maneiras de reduzir os gastos

Por conta da administração e da manutenção, as taxas de condomínio têm sido elevadas a cada ano, indo contra o bolso dos moradores. Isso contribui para o aumento de inadimplências, ações judiciais e até mesmo do preço do aluguel. Quem não tem condições de pagar se muda para outro mais barato; o proprietário, por sua vez, perde o inquilino e tem que arcar com a despesa, tendo mais dificuldade para fechar as contas. Uma ação simples, no entanto, pode ajudar a mudar este cenário: a terceirização.

+ Conheça os diferentes perfis de devedores e veja como lidar com cada um deles

A terceirização aparece como uma boa opção para os condomínios porque os encargos advindos de passivos trabalhistas podem contar muito no final do mês, caso o edifício tenha funcionários próprios, que podem demandar até 60% da receita. Além disso, esta solução também evita a alta rotatividade de funcionários, que gera contas grandes no final do mês, com encargos, indenizações ou multas.

+ Além de inovação e investimento: capacitação é chave para o pequeno empreendedor

Este modelo faz com que toda a responsabilidade com os serviços relativos à portaria, zeladoria e limpeza passem para a empresa contratada. Com isso, os síndicos ainda conseguem ter mais tempo para praticar outras atividades, inclusive pensando em formas de cortas os gastos. Essa escolha faz com que seja possível apresentar uma previsão de gastos mais precisos nas contas.

Existem também outras vantagens em relacão ao preparo dos funcionários terceirizados que trabalharão na administração do condomínio. Isso acontece porque as empresas que oferecem este tipo de serviço fornece cursos de especialização para seus funcionários, permitindo que eles estajam sempre atualizados em relação às mais diversas questões de relevância no edifício, como, por exemplo, uma eventual ação de criminosos.

+ Cinco trapalhadas empresariais que renderam prejuízos de milhões de dólares

Por conta disso, buscar a terceirização por uma empresa que ofereça os serviços essenciais para a administração do condomínio pode ser uma ótima opção para os síndicos e os moradores. É necessário procurar por medidas de ação imediata e preventiva, a fim de evitar efeitos severos em tempos de crise e, dessa forma, ser capaz de estabelecer a harmonia financeira e administrativa dos condomínios. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.