Uma nova onda de startups está sacudindo o jeito de adquirir serviços financeiros no Brasil e no mundo. Conhecidas como fintechs, essas empresas trabalham exatamente como um banco, mas com uma estrutura bem mais enxuta (o que reduz os custos dos serviços), tecnologia de ponta e o alcance ilimitado da internet
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De acordo com a Venture Scanner, um empresa especializada em pesquisas, já existem aproximadamente 1,4 mil fintechs no mundo. Segundo estudo feito pela Goldman Sachs, 33% dos integrantes da Geração Y acreditam que não vão precisar de um banco em cinco anos, sendo que metade deles diz esperar que seus serviços sejam prestados por startups .
Não são apenas as pessoas físicas conseguem se beneficiar do trabalho das fintechs. As empresas também encontram vantagens, a partir de uma conexão com bancos e fundos dispostos a concederem crédito. Segundo Dan Cohen, financista e fundador da F(x), esta startup é como o Tinder das condições de financiamento, apresentando sempre as melhores opções. Veja abaixo os principais benefícios ao apostar nas fintechs:
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1) Tempo e comodidade
Ao invés de agendar horário com o gerente responsável e se deslocar até um banco em dia e horário de funcionamento, o empresário pode tirar todas as dúvidas 24 horas, conhecer as condições de empréstimos, os fundos e outros detalhes sem precisar sair do lugar. Só é necessário ter acesso à internet.
2) Captação de recursos mais veloz
Empresas que buscam captação no mercado de crédito nem sempre têm facilidade para encontrar um financiador disposto a liberar o recurso – ainda mais quando consideramos o momento de fragilidade econômica e de concentração bancária pelo qual o País passa. Por isso, por meio da plataforma, é possível visualizar as melhores propostas de financiamento, deixando a cargo da empresa a tarefa de analisar as melhores condições e iniciar uma negociação de exclusividade.
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3) Dados estratégicos e tecnologia de ponta
Por meio de um algoritmo, estas statups conseguem cruzar as informações das empresas com a dos bancos de maneira rápida e fácil. Aqueles com maior semelhança entre si são combinados. O algoritmo cruza uma série de dados, incluindo fatores objetivos, como indicadores das empresas ou da operação, e subjetivos, como recorrência das receitas.