Tamanho do texto

Utilizar as redes sociais – principalmente o Linkedin – para criar uma área de relacionamentos é essencial; no entanto, é preciso manter dados atualizados

O headhunter é responsável por encontrar profissionais para determinado cargo de uma empresa
Divulgação
O headhunter é responsável por encontrar profissionais para determinado cargo de uma empresa

Os  profissionais de áreas executivas, em muitos casos, podem ser contratados por uma empresa por intermédio de um headhunter– que tem a função de encontrar pessoas qualificadas para um determinado cargo. 

+ 9 dicas para abrir e manter um empreendimento lucrativo

Na maioria das vezes, o headhunter trabalha para uma grande empresa, que precisa fazer uma escolha certeira na hora de contratar alguém para uma função de grande importância. Confira algumas dicas e saiba o que fazer para impressionar este profissional que caça talentos para as companhias: 

1) Apareça

Para ser notado, o profissional precisa aparecer. Por isso, é indispensável participar de forma ativa do diálogo relativo ao seu setor, marcando presença em palestras ou conferências, por exemplo. Essas ações fazem com que seja mais provável que o profissional seja indicado como um novo talento para uma empresa.

2) Atenção às raízes

Os contatos que você fez na universidade ou em outros lugares relacionados ao seu meio de atuação podem te ajudar muito neste momento. Ex-alunos de sua gradução ou pós podem formar uma rede de relacionamentos muito significativa. Existem casos em que os próprios "caça-talentos" procuram diretamente com as universidades.

+ 5 valores que pais empreendedores podem ensinar aos filhos

3) Torne-se especialista

Grande parte dos consultores que buscam pessoas para determinada área de uma empresa preferem contratar profissionais com habilidades específicas. Por isso, procure se especializar em um setor de seu interesse e aumente suas chances de impressionar. 

4) Faça networking em redes sociais

Utilizar as redes sociais com sabedoria é muito importante para quem quer ser notado pelos recrutadores de empresas. Neste caso, o Linkedin é ainda mais fundamental, pois é voltado justamente para contatos profissionais. Portanto, tome cuidado com as informações e mantenha seu perfil sempre atualizado e muito bem organizado.

+ Confira cinco dicas para acumular milhas mais rapidamente

5) Fique na vitrine

Deixar suas qualificações expostas na internet também pode ser uma boa opção para chamar a atenção de um headhunter. Utilize os sites de currículos para se manter na vitrine, facilitando o processo de busca dos recrutadores. Assim como os perfis em redes sociais, também é indispensável que o currículo esteja sempre bem atualizado e mostre que você entende do mercado no qual quer trabalhar. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.