Tamanho do texto

Saiba como uma equipe engajada, focada e conectada pode ajudar a estimular seu negócio e aprenda a manter seus funcionários motivados

Se você quer que seus funcionários remotos cresçam junto com a empresa, identifique as necessidades de cada um deles
iStock
Se você quer que seus funcionários remotos cresçam junto com a empresa, identifique as necessidades de cada um deles

Funcionários remotos são uma tendência nos negócios hoje em dia, mas manter equipes com profissionais como esses torna ainda mais complexo um problema antigo: manter o grupo satisfeito e produtivo. Como você mantém seus funcionários remotos engajados? E aidna amis importante, como você ajuda seus funcionários a crescerem junto com a empresa? Veja algumas dicas do site Entrepreneur e descubra as respostas.

+ De lojas pop-up a escritórios virtuais: opções que conquistaram empreendedores

1. Contrate as pessoas certas

Invista em montar equipes formadas por pessoas talentosas. É muito importante que você contrate pesssoas que estejam muito bem alinhadas com as metas da empresa. Por isso, durante o processo seletivo, tente determinar quais funcionários trabalham bem em grupo, são bons em liderança e se encaixam na cultura da empresa. Geralmente, os candidatos apreciam a dedicação das empresas em determinar durante o processo seletivo se a contratação será um bom negócio para as duas partes, para a empresa e para o futuro funcionário.

Depois de fazer suas apostas, é hora de preparar sua nova equipe. Responda qualquer dúvida que seus novos funcionários tiverem e certifique-se de que sua nova equipe compreendeu quais são as tarefas que terão que desempenhar. Em seguida, auxilie seus funcionários a desenvolver um plano de carreira de longo prazo e verifique com regularidade se eles continuam motivados.

2. Fortaleça a cultura da sua empresa

Contratar as pessoas certas não tem importância alguma se sua empresa não tiver uma cultura positiva. Comunicação é um dos valores mais críticos da cultura de uma empresa. Em uma organização que cresce rápido e conta com funcionários remotos, os membros da equipe precisam manter-se informados e atualizados sobre a empresa e os projetos em andamento. Comunicação por chat, telefone e e-mails pode ajudar a manter todos alinhados.

Além disso, é importante que os membros da sua equipe construam relações duradouras. Para isso, organize eventos coletivos para que seus funcionários possam se conhecer e se relacionar. Esse tipo de iniciativa reforça o espírito de coletividade.

3. Atenda às necessidades específicas de seus funcionários remotos

Se você quer que seus funcionários remotos cresçam junto com a sua empresa, você precisa apoiá-los, ou seja, identificar as necessidas individuais de cada um e tentar atendê-las. Você pode, por exemplo, dar um subsídio para que eles possam comprar itens eletrônicos e materiais de escritório e usar em despesas em coworking. Qualquer dinheiro usado para melhorar as experiências dos funcionários no trabalho é um dinheiro bem gasto, é um investimento. Espaços de coworking , em particular, podem ajudar os funcionários remotos a não se sentirem isolados.

Lembra da importância de promover encontros mensais com os funcionários? Eles ajudam a manter a comunicação entre todos os membros da equipe. Após cada reunião, entregue uma pesquisa de feedback para os funcionários para que eles possam compartilhar seus pensamentos, ideias e críticas. Isso ajuda os funcionários remotos a sentirem que são vistos e ouvidos, e que não foram esquecidos.

Talvez você não acerte na estratégia ideal para desenvolver o talento dos seus funcionários remotos logo de cara, então esteja preparado para revisar seus métodos até achar uma tática que funcione bem com a sua equipe. Quando identificá-la, a cultura e as políticas da sua empresa devem manter seus funcionários motivados e dispostos a trabalhar duro para fazer o negócio crescer.

+ Motivação de funcionários pode ser a chave do sucesso - veja dicas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.