Tamanho do texto

Para ter sucesso com uma canal no Youtube é importante conhecer muito bem a plataforma e entender como utilizar todos os seus recursos da melhor maneira

Não é impossível começar um canal usando a câmera do celular, mas isso depende muito do conteúdo e da proposta
Pexels
Não é impossível começar um canal usando a câmera do celular, mas isso depende muito do conteúdo e da proposta

Iniciar um canal no Youtube e conseguir obter resultados de uma hora para outra não é uma missão tão simples quanto pensam. Muitas pessoas se iludem com essa ideia, pois acreditam que basta montar o canal, mas, na verdade, é preciso traçar uma estratégia e estudar muito.

+ Quatro passos para pais começarem a ensinar os filhos a lidar com o dinheiro

Canais como Porta dos Fundos e Omelete são alguns dos exemplos bem-sucedidos de empreendedorismo por meio do Youtube . Pensando nisso, a Youtuber Gabriela Cecon, do canal XManteiga, listou sete dicas para quem deseja seguir os mesmos passos:

1) Conheça as ferramentas

Para ter sucesso na plataforma de vídeos do Google é importante ter muito conhecimento sobre seus recursos. Pesquise bastante e entenda como utilizar todas as funções que ela oferece.

Procure saber também sobre marketing digital. Atualmente é possível acessar inúmeros conteúdos sobre o assunto, desde e-books até vídeo-aulas gratuitas. A própria plataforma possui o canal Creator Academy, que ajuda quem é iniciante.

2) Cenários análogos

Cenários análogos são técnicas de inovação. Você define para onde quer chegar e coleta informações de diversos negócios similares ao seu. Se você deseja criar um canal de comédia, por exemplo, será necessário pesquisar tudo sobre o gênero.

Saiba como os outros canais começaram, como escrevem seus roteiros, quais são suas referências e, principalmente, como ganham dinheiro. Para esta técnica funcionar melhor, tente sair da caixa. Pense em cenários análogos descontraídos, como, por exemplo, um jantar super divertido com amigos. O que você consegue abstrair desta experiência? Este é um excelente cenário análogo para quem quer divertir pessoas na internet.

+ Como reconhecer manipuladores em seu trabalho com base em “House of Cards”

3) O feito é melhor que o perfeito

É possível começar um canal usando a câmera do celular? Depende muito da proposta e do conteúdo. Muitos Youtubers bem-sucedidos iniciaram assim, mas, posteriormente, para manter a audiência, investiram em equipamentos e infraestrutura.

O mesmo se aplica à edição de conteúdo. É possível iniciar com editores mais simples, mas conforme o projeto for crescendo, será necessário utilizar editores mais profissionais. Errar é fundamental para aprender e ter sucesso.

4) Defina tema e público-alvo

Criar um modelo de negócios e cometer erros vai ajudar muito a encontrar o nicho certo para investir. Como qualquer empresa, seu canal deve ter um seguimento e um público que seja sua audiência. Por exemplo, se você fez dez vídeos sobre bolo e um sobre massas artesanais, veja qual tema rendeu mais visualizações e invista nele.

Nunca se apegue a uma única ideia. Esteja aberto a outras possibilidades e teste todas. No início de todo projeto, divergências são comuns, mas, depois de um tempo, você terá experiência para saber o que fazer e o resultado será mais rápido.

5) Seu público é seu cliente

Tenha em mente que seu público é seu cliente. Saiba quem são, o que gostam, como se divertem. Dê atenção a eles e interaja, inclusive quando receber algum tipo de crítica. 

+ Atenção, gestor! Conheça seis técnicas de recrutamento

No Youtube, é importante responder aos comentários, fazer pesquisas de satisfação e debater suas propostas de valor, sobre como você pretende agradar ao público. Tenha compromisso, poste vídeos com frequência e nunca prometa o que não puder cumprir.

    Leia tudo sobre: Youtube