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Você sabe como escrever um anúncio atraente e onde encontrar os melhores candidatos? Sabe se organizar durante a seleção? Não? Então veja essas dicas

Mais importante do que avaliar as habilidades do candidato é avaliar o seu comportamento durante o recrutamento
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Mais importante do que avaliar as habilidades do candidato é avaliar o seu comportamento durante o recrutamento

Recrutar funcionários para uma empresa não é uma tarefa fácil, e não há uma receita que possa ser dada e que garanta que você, como gestor, contratará a pessoa perfeita, mas há algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar suas técnicas de recrutamento e facilitar a busca pelo candidato ideal. Veja a lista preparada pelo site Entrepreneur.

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1. Determine o que você está procurando

Este é o primeiro passo. Você não pode anunciar uma vaga antes de decidir o que precisa. Na hora de contratar um candidato, leve em consideração o seu comportamento e a sua postura porque habilidades podem ser adquiridas e aprimoradas. Mesmo que alguns trabalhos exijam experiência e habilidades específicas, o comportamento do funcionário ainda fará a diferença. Durante o processo de recrutamento , reflita se o candidato se encaixará bem na cultura da empresa e se combinará com as personalidades dos gerentes e gestores.

2. Escreva um anúncio atraente

Seja diferente. Postar um anúncio exatamente igual aos dos demais não o colocará em vantagem. Seu anúncio precisa se destacar entre todos os outros para ser notado. A maioria dos anúncios inclui uma lista da responsabilidades e qualificações e algumas poucas informações sobre a empresa.

Essas informações devem constar constar nos anúncios, mas mais importante que isso é mostrar como a sua empresa é especial. Para isso, não poupe palavras quando for falar de sua organização. Diga aos leitores como sua empresa foi fundada e como você tem uma excelente equipe. Desde que você não esteja pagando muito dinheiro pelo espaço, seja extravagante. Venda a sua empresa e diga aos candidatos por que eles devem "comprá-la".

3. Faça uma lista das compensações

Quando for possível, faça uma lista das compensações que o candidato selecionado terá. Essas informações ajudam os candidatos a decidirem se a vaga é ou não apropriada para o seus níveis de conhecimento e experiência.

4. Anuncie em vários lugares

Anuncie as vagas que estão disponíveis na sua empresa em vários sites especializados nesse tipo de serviço, nas redes sociais e nas centrais de estágio das universidades.

5. Organize-se

Ao anunciar uma vaga, você deve se preparar para receber centenas de currículos por e-mail. Crie subdiretórios para esse assunto na sua caixa de entrada. Assim, fica muito mais fácil se organizar.

6. Separe os candidatos que lhe agradarem mais

Planeje-se para revisar as centenas de currículos que você receber em um período de três a cinco dias após a divulgação da vaga em várias plataformas. Dentro dos subdiretórios, crie três pastas: Sim, Não e Talvez. Após ler cada currículo, mova-o para a pasta que for mais apropriada. Essa técnica pode poupar bastante o seu tempo. Afinal de contas, você saberá onde poderá encontrar ( de uma só vez) todos os candidatos bons que entraram em contato com você.

Técnicas sólidas de recrutamento são essencias para uma contratação bem sucedida. Você não poderá contratar o profissional mais qualificado se ele não se candidatar. Use as dicas acima para aumentar o número e a qualidade dos candidados.

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