Tamanho do texto

O sonho da maioria dos trabalhadores é embarcar no mundo do empreendedorismo. Você também tem esse desejo? Então veja o que fazer

Brasil Econômico

Ter um mentor não tem preço quando se trata de desenvolver habilidades como empreendedor
iStock
Ter um mentor não tem preço quando se trata de desenvolver habilidades como empreendedor

Empreender e tornar-se chefe de si mesmo é um dos maiores desejos dos trabalhadores no século 21. As pessoas estão cansadas de trabalhar em empresas onde são mal pagas e infelizes. Embora alguns empresários digam que nasceram para abrir um negócio, nunca foi fácil para um empreendedor aprender as habilidades que podem impulsionar uma carreira nos negócios. Veja uma lista preparada pelo site Business Insider com 12 maneiras efetivas de desenvolver habilidades empreendedoras.

+ Empreendedor conta 4 erros que já cometeu – e que você deveria evitar

1. Tome um caminho diferente

Criatividade é a raiz do empreendedorismo. Criatividade é a habilidade de ver as coisas de forma diferente e fornecer soluções quando necessárias. Para desenvolver essa habilidade, e ser um excelente empreendedor tente intencionalmente algo novo. Faça algo que os outros não fazem. Leia livros incomuns. Assista a um filme em um idioma diferente. Viaje para algum lugar pouco explorado. Converse com pessoas que estão fora da sua zona de conforto.

2. Abra um negócio

Você não aprende a caminhar seguindo regras. Você aprende caminhando e caindo. Independentemente de você administrar um negócio no tempo livre ou em tempo integral, você ganha a oportunidade de aprimorar habilidades como planejamento, negociação, vendas e marketing. No mundo do empreendedorismo, muitas pessoas aprendem mais cometendo erros do que lendo um livro sobre negócios.

3. Encare os desafios

Todo empreendedor de sucesso aprendeu a ser tenaz e perseverante. A vida de um empreendedor nunca é tranquila. Pelo contrário. Ela é bastante desafiadora, especialmente quando as outras pessas duvidam das suas habilidades. Para aprender a ser perseverante, crie um objetivo ou um desafio que seja significativo, e não se dê chances para desistir deles. Por outro lado, defina um prazo para alcançar essas metas. Por exemplo, se você quer criar um blog melhor, comprometa-se a escrever mil palavras todos os dias durante um ano.

4. Adie as gratificações

Elon Musk, fundador da Tesla, da Solar City e da SpaceX, impôs a si mesmo o desafio de viver com apenas um dólar por dia para descobrir se tinha o que era necessário para conduzir sua vida como um empreendedor.

Empreendedores precisam se acostumar com incontáveis fracassos e quase nenhuma recompensa até finalmente conquistarem o que perseguem. Adie as gratificações. Comece com coisas simples, como dizendo não a um donut extra. Mantenha seu carro antigo ao invés de contrair uma dívida comprando um novo. Acorde às 5 horas da manhã nos finais de semana para aprimorar a ideia do seu negócio, ao invés de ficar na cama.

5. Administre suas próprias finanças

Entender de finanças básicas é essencial para administrar sua própria empresa. Você não precisa ser um contador, mas deve, ao menos, ser capaz de saber o básico sobre fluxo de caixa, ativos, lucros e perdas. Comece aprendendo como pagar seus próprios impostos e gerir seu orçamento e seus investimentos.

6. Proponha-se a liderar por conta própria

A habilidade de liderar uma equipe e manter a organização é importante quando você se torna um empreendedor. Você pode praticar essa habilidade se candidatando a oportunidades de liderança ao seu redor. Proponha-se a organizar um projeto de arrecadação de fundos para a sua organização não governamental favorita ou envolva-se no conselho da comunidade em que vive. Outra alternativa é tornar-se técnico do time de futebol infantil da sua rua ou até mesmo planejar a festa de aniversário da sua mãe. Ao se envolver em atividades maiores, mesmo que você não remunerado por isso, você tem a oportunidade de aprimorar a maneira como como administra seu tempo, além de melhorar sua organização, sua liderança e suas habilidades de trabalho em grupo.

7. Pratique habilidades comunicacionais

Os melhores empreendedores aprenderam como comunicar sua paixão e seus sonhos de maneira envolvente. Para aprender a falar em público, ofereça-se para fazer discursos em festas no trabalho ou na festa de casamento do seu amigo.

Se você também quiser aprimorar suas habilidades comunicacionais online, seja ativo nas redes sociais e crie um grupo no Facebook ou uma newsletter do seu hobby favorito.

8. Aprenda com um mentor

Ter um mentor não tem preço quando se trata de desenvolver habilidades como empreendedor. Por que aprender com seus próprios erros se você pode aprender com os erros de outras pessoas?

Se você tiver sorte, encontrará um mentor disposto a treiná-lo sem cobrar nada em troca porque ele acreditará em você e desejará ensinar um pouco do que aprendeu. Outros ficarão felizes em ensiná-lo desde que você os ajude com seus próprios negócios. Se você é muito novo, ou está no começo da carreira, candidate-se a vagas de estágio. Elas são ótimas oportunidades para você conhecer o real mundo dos negócios.

9. Trabalhe em vendas

Em qualquer negócio, o setor de vendas exerce um papel vital na sobrevivência, sustentabilidade e no sucesso de um negócio. Você pode ter o melhor produto no mundo mas se você não souber como vendê-lo, não adianta nada.

Uma das maneiras mais fáceis de aprender a vender é vendendo. Não importa se você vende Tupperware ou complicadas soluções tecnológicas, você aprenderá habilidades valiosas.

10. Envolva-se com outros empreendedores

Participar de eventos, conferências ou seminários com outros empresários o ajudará a aprimorar suas habilidades como empreendedor.

+ Empreendedorismo: 5 lições que devemos saber sobre o mundo dos negócios

11. Ajude outros empresários com seus negócios

Ser um empreendedor significa resolver problemas com os recursos disponíveis. Quanto mais você você ajuda os outros a resolver os problemas deles, maiores são as chances de suas habilidades serem aprimoradas. Por exemplo, você pode criar um grupo de contabilidade para empreendedores onde todos possam ajudar uns aos outros. Dessa forma, todos aprendem e crescem juntos.

12. Continue aprendendo

Matenha seu processo de desenvolvimento pessoal e aprendizagem ativos. Há muitos cursos disponíveis na rede, pagos e gratuitos, que ensinam uma enorme variedade de competências empresariais. Com amplo acesso a recursos e a conhecimento, não há desculpa para não desenvolver suas habilidades para ser bem sucedido como empreendedor.

    Leia tudo sobre: empreendedorismo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.