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Ter coragem de correr riscos, pensar de forma positiva e definir o que é realmente importante pode determinar seu sucesso em meio à crise

Durante uma crise é importante melhorar nas pequenas coisas para vencer os grandes obstáculos, segundo especialista
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Durante uma crise é importante melhorar nas pequenas coisas para vencer os grandes obstáculos, segundo especialista

Tempo de crise econômica é uma excelente oportunidade de mudar e tornar-se melhor, certo? Mas muito mais do que mudar os rumos dos negócios, é importante que o empreendedor mude o próprio comportamento. "Os períodos de recessão costumam ser grandes oportunidades para se autoanalisar e mudar", de acordo com a especialista em Internet Marketing e criadora do treinamento online Facebook Essencial Camila Porto. “ Veja cinco mudanças de comportamento que podem ser determinantes para que você e a sua empresa saiam da crise. 

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1. Valorizar as pessoas pelo comportamento

Segundo a especialista, do ponto de vista de um empresário, uma equipe de colaboradores deve ser formada muito mais com base no comportamento das pessoas, do que nas suas habilidades técnicas. É muito importante ter uma equipe engajada, focada e que não fica reclamando o tempo todo, especialmente em um período de crise , por isso, valorize as pessoas de comportamento positivo. 

2. Vencer o medo de “dar errado”

“Eu tinha medo de correr riscos, e isso impediu meu crescimento durante um tempo”, conta Camila Porto. Com a experiência de quem já passou por isso, ela sugere uma forma diferente de vencer os medos, muito comuns nos donos de empresas. “Pense em tudo o que poderia dar errado caso o seu medo fosse real, e então você descobre que essa é uma possibilidade muito remota”, conta. “Além disso, você vai saber como evitar os possíveis problemas”, completa.

3. Trocar o “mas” pelo “e se”

Existem muitos pensamentos, expressados por meio de palavras, que fecham as portas de qualquer empreendedor. “Dizer que gostaria de fazer algo e logo depois usar um ‘mas’ é uma atitude ruim”, explica Porto. Ela explica que, ao utilizar a palavra “mas”, as pessoas focam no problema, e quando dizem “e se”, elas focam na solução.

“Em vez de dizer que quer aumentar a empresa mas não tem dinheiro, pergunte-se: 'E se eu conseguir mais dinheiro, como eu posso ampliar os investimentos?', sugere a especialista, reforçando que essa prática pode ser feita em muitas situações.

4. Limpar o terreno

Antes de erguer uma casa, é preciso limpar o local onde ela será erguida. O mesmo é preciso ser feito com qualquer empreendimento. “O alicerce de qualquer atividade precisa ser bom, e isso significa não se deixar levar pelas pessoas e hábitos ruins”, conta Porto. É importante se afastar do que é negativo e não faz bem. “Caso contrário, você não consegue limpar o terreno, e sua ação empreendedora pode cair”.

5. Começar pelo mais importante

No dia a dia, as pessoas tendem a fazer as pequenas coisas antes de definir o que é realmente importante. “E ao fazer nesta ordem, não sobra energia para o que é importante”, alerta a empreendedora. É como se você precisasse preencher um balde com pedras pequenas e grandes. Essas últimas representam as tarefas mais importantes.

“Se você começa a colocar as pedras pequenas no balde, não consegue depois completar com as pedras grandes, mas se fizer o contrário, vai conseguir fazer todas elas se encaixarem”, conclui, destacando a importância de melhorar nas pequenas coisas para vencer os grandes obstáculos.

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