Em um ambiente profissional, perfeccionismo pode não ser visto como algo ruim. Empenhar-se ao máximo para atingir a perfeição parece algo ótimo a se fazer para atingir o sucesso, certo? Errado. Na verdade, o perfeccionismo pode ser perigoso, porque pode prejudicar a criatividade e a produtividade. Perfeccionistas podem arruinar suas carreiras porque falham em priorizar tarefas, subestimam suas habilidades e são muito rígidos.
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Agora imagine trabalhar para alguém que se encaixa nessa descrição. Chefes perfeccionistas não apenas fazem mal a eles mesmos, mas também aos outros, já que costumam impor padõres considerados ridículos aos seus funcionários e tornam-se incapazes de liderar. Veja alguns sinais listados pelo site Business Insider que podem determinar se seu chefe é perfeccionista.
1. Eles ficam loucos com pequenos detalhes
Esse é um comportamento típico de um perfeccionista. Se o seu chefe o repreende quando comete pequenos erros e costuma fazer tempestade em copo d'água, você pode estar lidando com um perfeccionista.
2. Eles são defensivos
Perfeccionistas não gostam de ser repreendidos. Quando eles são criticados, eles tendem a atacar ou ficar na defensiva. Se o seu chefe não lida bem com sugestões ou críticas construtivas, considere isso um sinal vermelho.
3. Eles não delegam
Perfeccionistas acham que não podem confiar um trabalho a outra pessoa porque acham que ninguém fará o trabalho tão bem quanto eles. É por isso que delegar tarefas é uma ação muito difícil para gestores perfeccionistas.
4. Eles se estressam com facilidade
Quando as coisas não dão certo, é normal que o seu chefe fique desapontado - e até nervoso - principalmente quando o que está em jogo é um grande projeto. No entanto, perfeccionistas tendem a reagir de maneira excessiva, mesmo quando estão diante de problemas pequenos.
5. Eles corrigem todos os que estão ao redor
Perfeccionistas corrigem os outros todas as vezes que têm a oportunidade. Eles não querem ser desagradáveis, simplesmente acham que têm a obrigação de corrigir os erros dos outros.
6. Eles são extremamente organizados
Estudos científicos já comprovaram que os perfeccionistas tendem a ser obcecados por limpeza e organização.
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7. Eles não são realistas
Gestores perfeccionistas pedem que seus funcionários façam o possível e o impossível para cumprir uma tarefa. É ótimo ter um líder que pensa grande. No entanto, eles costumam extrapolar os níveis aceitáveis de ambição.
8. Eles são indecisos
Tomar decisões é uma tarefa quase insuportável para um perfeccionista. Se o seu chefe muda de ideia toda hora ou não consegue decidir-se, isso é um mal sinal.
9. Eles não toleram erros
Ninguém gosta de cometer erros, claro. Contudo, em um ambiente de trabalho saudável, cometer erros é natural quando você experimenta e faz testes para descobrir quais são as melhores estratégias a serem adotadas. Esse não é o caso de escritórios administrados por chefes perfeccionistas. Eles não toleram erros - não importa o quão trivial eles sejam. Esse tipo de atitude apenas prejudica os potenciais de criatividade e inovação dos funcionários.
10. Eles dizem "não" com frequência
Chefes perfeccionistas não gostam de correr riscos. Se eles temem que um projeto não dará certo, eles nem começam. Isso os torna menos propensos a investir em inovações.
11. Eles não são produtivos
Perfeccionistas não são terrivelmente produtivos. Eles se preocupam tanto em atingir a perfeição e se apegam tanto aos pequenos detalhes que simplesmente se sentem incapazes de definir prioridades.