Tamanho do texto

Fazer contatos, organizar tarefas, exercitar-se! As pessoas bem sucedidas sabem aproveitar o intervalo de almoço e manter a produtividade; veja como

Brasil Econômico

As pessoas de sucesso fazem refeições saudáveis durante o horário de almoço
Reprodução
As pessoas de sucesso fazem refeições saudáveis durante o horário de almoço

Você costuma passar seu horário de almoço devorando um hambúrguer na sua mesa? Ou você corre até a lanchonete para comprar algum sanduíche, e enquanto mastiga não tira os olhos do celular? Talvez você seja uma dessas pessoas que simplesmente pulam o almoço, certo?Especialistas dizem que o horário do almoço é crítico para manter a produtividade e a energia em níveis elevados. Trabalhar ou fazer as coisas correndo durante esse período pode comprometer o seu sucesso.

+ Como ganhar dinheiro: 7 hábitos que atrapalham o sucesso financeiro

A hora do almoço é a sua oportunidade de recuperar o foco, a energia e a disposição para terminar bem o dia. As pessoas de sucesso  veem o intervalo do almoço como o intervalo de um jogo de futebol - uma oportunidade para se restabelecer e considerar como será o resto do dia (no caso do futebol, o restante do jogo). Veja na lista preparada pelo site Business Insider as atividades que as pessoas bem sucedidas fazem durante o almoço.

1. Elas planejam o dia já com o almoço em mente

Pessoas bem sucedidas nunca marcam encontros ou ligações importantes para o horário do almoço. Elas também costumam reservar pelo menos 10 minutos desse intervalo para redefinir os objetivos que devem ser cumpridos até o final do dia e trocar as prioridades de acordo com as necessidades.

2. Elas se ausentam do escritório (pelo menos por alguns minutos)

Mesmo nas ocasiões em que você tiver que trabalhar durante o almoço, é uma boa ideia manter-se longe da sua mesa, pelo menos por alguns minutos. Se você não pode ter uma refeição tranquila, tente, pelo menos, trabalhar em um local diferente, que lhe ofereça perspectiva e salário novos.

3. Elas fazem contatos

Tente almoçar com uma pessoa diferente do escritório ou fazer contato com uma pessoa nova, pelo menos, uma vez por semana. Com certeza, você aprenderá alguma coisa nova sobre sua empresa ou sua indústria, e poderá até mesmo ganhar novos mentores e novos amigos.

4. Elas organizam suas tarefas

Tire vantagem desse pequeno intervalo do trabalho para fazer uma lista do que você precisa fazer em sua vida pessoal. Sentir que as coisas estão sob controle e organizadas em sua vida fora do trabalho reduzirá seu nível de estresse e manterá sua mente livre de preocupações para que você possa trabalhar melhor.

5. Eles aproveitam o intervalo para comer (de fato)

Muitas pessoas pulam o almoço completamente, ou porque estão ocupadas, ou porque não estão com fome. Entretanto, parar para comer alguma coisa, nem que seja uma refeição pequena, é uma boa ideia. Comer no meio do dia, horas depois do café da manhã, reenergiza seu corpo e aumenta o nível de açúcar no sangue.

6. Elas fazem uma refeição saudável

Pessoas bem sucedidas comem de forma saudável e cuidadosa, ou seja, elas comem devagar, apreciando a comida, de fato. Quando você não tem esse cuidado, acaba optando por escolhas erradas, como comer fast food, que não apenas causa danos à sua saúde no longo prazo, mas também aumenta seu nível de estresse e diminui a sua habilidade e focar no trabalho.

Lanches muito gordurosos e ricos em açúcar fazem com que nos sintamos sonolentos e com pouca energia, o que pode afetar seriamente a produtividade e a concentração.

7. Elas fazem exercícios

Fazer exercícios físicos durante o almoço proporciona um aumento da energia para a próxima parte do dia. Um programa de exercícios regular, além de ser bom para a saúde, reduz o estresse e aumenta o foco.

8. Elas refletem sobre a manhã que tiveram

O intervalo para o almoço é o horário ideal para avaliar o progresso que você teve durante o dia. Reserve um tempo para refletir sobre o que você conquistou. Se você teve uma manhã difícil, lembre-se de apertar o botom reset e começar a segunda parte do dia com o pensamento positivo.

9. Elas leem

Pessoas bem sucedidas não passam seus intervalos lendo e-mails ou relatórios. Elas leem jornais, blogs e livros. O ato de ler oferece uma pausa mental do trabalho e pode lhe proporcionar momentos em silêncio, às vezes tão necessários.

10. Elas cumprem tarefas pessoais

Pessoas bem sucedidas fazem no horário de almoço o que não podem fazer durante o resto do dia. É nesse momento que elas fazem ligações pessoais, marcam compromissos, e cumprem outras tarefas - depois de almoçar, de fato, é claro.

11. Elas fazem o que gostam

Pessoas de sucesso também usam esse intervalo para fazer o que mais gostam, como ver um amigo, fazer compras, ou ir ao parque. São atividades que funcionam como mini-férias e nos ajudam a relaxar.

Nem sempre conseguimos fazer coisas divertidas durante o intervalo, mas um almoço ocasional com um amigo ou uma visita àquela loja de que você tanto gosta pode ser bom para a sua produtividade. 

+ As 10 principais diferenças entre profissionais de sucesso e malsucedidos

12. Elas "se desligam"

Use a sua hora de almoço para recarregar as energias, e para isso, desligue-se de todos os aparelhos eletrônicos e vá para algum lugar silencioso e calmo.

13. Elas planejam sua carreiras

Durante seu horário de almoço, reserve alguns minutos para pensar no que quer para o seu futuroe escrever seus pensamentos em uma folha de papel ou em um arquivo no laptop. As pessoas de sucesso raramente têm tempo para fazer isso enquanto estão no escritório. Depois, decida qual é o primeiro passo a tomar para que esses pensamentos, desejos e planos sigam tornem-se realidade.

14. Elas fazem brainstorming

Pessoas bem sucedidas usam esse tempo para pensar em novos conceitos, novas ideias, e soluções que podem ser aplicadas às suas vidas pessoais e profissionais.

15. Elas planejam suas tardes

Mesmo que você use seu intervalo para não pensar em trabalho, é inteligente passar alguns minutos pensando em um plano para resolver as pendências do período da tarde. Você voltará para a sua mesa se sentindo motivado e pronto para botar a mão na massa. É sucesso garantido!