Tamanho do texto

Para gastar menos dinheiro com a conta de luz sem abrir mão do ar condicionado, é importante lembrar de evitar as temperaturas mais baixas

Brasil Econômico

Lembre-se de usar o timer do ar condicionado durante a noite para evitar gastos excessivos
Divulgação
Lembre-se de usar o timer do ar condicionado durante a noite para evitar gastos excessivos

Em dias de calor, muitas pessoas recorrem ao ar condicionado para se refrescar. No entanto, dependendo do modelo e da forma que for usado, o aparelho pode aumentar consideravelmente o valor da conta de luz. 

LEIA:  10 dicas de marketing que você pode aprender com a Apple

Para que não haja esse tipo de problema, é importante que o consumidor siga algumas recomendações ao utilizar o ar condicionado e assim consiga evitar qualquer surpresa ao final do mês. Confira abaixo quais são essas dicas: 

Evite as temperaturas mais baixas

Não é interessante, em relação ao consumo de energia, deixar a temperatura nos níveis mais baixos. Se você coloca nos 17ºC, por exemplo, você faz com que o equipamento precise trabalhar muito mais para resfriar o local e, dessa forma, consuma mais energia.  

LEIA MAIS:  15 coisas que você diz no trabalho e podem acabar com a sua carreira

A melhor opção é deixar a temperatura em torno de 23ºC, fazendo com que a diferença entre os ambientes interno e externo não seja tão significativa. Isso faz com que seja possível economizar até 50%. 

Atenção na hora de instalar

É extremamente necessário que a instalação seja feita de acordo com todos os requisitos descritos no manual. Quando a instalação não é realizada de forma adequada, o consumo de energia do aparelho pode se tornar até 20% maior. Além disso, a vida útil também é reduzida, fazendo com que seja necessário gastar dinheiro com manutenções ou até mesmo com a compra de um novo equipamento. 

Durante a noite

Deixar o aparelho trabalhando durante toda a noite pode significar um aumento muito grande no consumo de energia. Por isso, é importante lembrar sempre de programar o timer. Dessa forma, você deixa o equipamento ligado apenas durante o tempo necessário para que você adormeça, reduzindo os gastos sem deixar de lado o conforto. 

LEIA TAMBÉM:  Muitas contas a pagar? Veja 5 ações para quitar dívidas e sair do vermelho

Tecnologia Inverter

Se você precisa usar seu equipamento por longos períodos de tempo, é recomendado procurar somente aqueles que contem com a tecnologia Inverter. Os aparelhos de ar condicionado que contam com este sistema garantem maior eficiência em relação à energia conforme o compressor tem seu trabalho ajustado, sempre de acordo com a necessidade de temperatura exigida no ambiente.