Tamanho do texto

Está viajando a trabalho? Então veja como deixar o travesseiro de lado e aproveitar o tempo em que estiver dentro do avião para fazer coisas úteis

Há muitas maneiras de manter a produtividades durante os voos, e os empreendedores sabem bem disso
iStock
Há muitas maneiras de manter a produtividades durante os voos, e os empreendedores sabem bem disso

Voar pode ser um evento bastante indesejado, especialmente se você costuma viajar muito a trabalho. Acordar cedo, aprontar tudo, fazer a viagem até o aeroporto e encontrar o terminal correto pode ser bastante chato. E para completar, você tem que ficar sentado dentro de um avião por horas e horas, geralmente sem nada para fazer.

+ A empresa que paga seus funcionários para dormirem mais

Os empreendedores, contudo, enxergam viagens desse gênero de forma diferente. Eles a veem como oportunidades. Ao invés de ficar reclamando o tempo todo, eles aceitam o fato de que terão que passar por isso e pensam em formas de manter a produtividade durante todo o trajeto.

Confira abaixo seis atividades que os empreendedores fazem quando estão voando para matar o tempo e manter a produtividade. Quem sabe elas não poderm ser boas para você também? A lista é do site Entrepreneur.

1. Leia um livro sobre a indústria em que trabalha

Ler uma revista ou um livro durante um voo é uma das maneiras mais comuns de manter-se produtivo. A maioria dos empreendedores que viaja bastante usa esse tempo em que está no avião para ler obras sobre os mercados em que atua ou sobre os projetos e ideias que está tentando implementar na própria empresa. Use o tempo de maneira inteligente e escolha um livro que o faça crescer, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.

2. Faça uma limpeza nos seus aparelhos tecnológicos

Todos nós temos arquivos inúteis em nossos laptops e aparelhos móveis, mas raramente reservamos algumas horas para dar um jeito nisso. Na próxima vez que você for pegar um voo, use parte do tempo para limpar seus aparelhos tecnológicos. Comece fazendo uma faxina nos seus e-mails. Exclua aqueles de que não precisa e ordene em pastas aqueles que são importantes. Você também pode responder mensagens que são importantes e que estão pendentes. Salve todos elas como rascunhos e envie-as assim que tiver acesso a uma conexão de internet.

Além dos e-mails, você também pode limpar seu notebook, exluindo todos os documentos e fotos que só ocupam espaço, mas que você guardou todos esses anos. Crie espaço para armazenar coisas mais importantes.

3. Escreva as suas metas por extenso

Você pode fazer uma lista com os seus objetivos de qualquer lugar e a qualquer hora, mas há momento melhor do que aquele em que você está no avião? Essa é uma ótima hora para sentar, relaxar e pensar com cuidado e atenção nos objetivos que você quer alcançar e nos planos que você deve adotar para atingi-los. Se você já tiver escrito seus objetivos, leve-os para fora do avião junto com você, e comece a definir metas menores ligadas a cada objetivo maior. Afinal de contas, como você pode saber o que quer, se não consegue nem escrevê-lo em um pedaço de papel?

4. Planeje como será sua viagem depois que aterrissar

Criar um plano para quando você aterrissar é importante se você quiser expandir seu networking e fazer seu negócio crescer. Se você tiver reuniões planejadas para quando chegar, pense em como pode agregar mais valor a essas reuniões. Se tiver tempo livre, planeje como você pode usar bem o seu tempo. Lique para alguém com quem não tem conseguido falar há muito tempo, por exemplo. Faça uma busca rápida no seu smartphone e no seu e-mail e lembre quem são as pessoas com quem você gostaria de ter mais contato, mas não consegue porque não tem tempo.

+ Chega de procrastinar! 9 maus hábitos que detonam a produtividade

5. Use esse tempo de "inatividade" para criar conteúdo

Para os empreendedores, criar conteúdo é imprescindível. Não importa se seu voo é curto ou longo, você sempre pode usar algumas horas para criar conteúdo para a sua marca. Crie ideias para artigos que você quer escrever em seu blog, website e outras plataformas online. Você também pode usar esse intervalo para editar seus vídeos e suas gravações. Criar conteúdo inédito e que tenha valor fidelizará seus leitores ou clientes, portanto, aproveite esse tempo para fazer isso.

6. Amplie seu networking no avião

Relacionar-se com as pessoas em um avião é, provavelmente, uma das melhores maneiras de encontrar oportunidades. Fazer networking não significa distribuir cartões de visita para todo mundo. Networking implica simplesmente conversar com pessoas agradáveis. Você nunca sabe com quem vai acabar tendo um papo. Pode ser o CEO de uma empresa que pode, ao final da conversa, convidá-lo para treinar seus funcionários, ou mesmo um cliente em potencial. Não tenha medo de falar com as pessoas em um avião. A maioria delas gosta de conversar.

Voar nem sempre é agradável, mas se você olhar com uma perspectiva diferente, você pode tornar a viagem bastante agradável e manterá a produtividade. Na próxima vez em que estiver em um avião, pense em todas as coisas que pode fazer, mas geralmente não tem tempo.