Tamanho do texto

Embora a tecnologia faça parte do nosso dia a dia, criar um aplicativo nem sempre é indicado; veja em quais situações isso não é recomendado

Brasil Econômico

Desenvolver um aplicativo exige planejamento
iStock
Desenvolver um aplicativo exige planejamento

Não é todo mundo que precisa desenvolver um aplicativo. Sim, é verdade, mesmo nos dias de hoje, quando os aplicativos fazem parte do nosso dia a dia. Você não vai querer investir seu tempo ou seu dinheiro se souber que não terá retorno. Mas como saber disso? Há algumas maneiras. Se você ou sua empresa se encaixar em qualquer uma das condições a seguir, você não deve, absolutamente, investir no desenvolvimento de uma aplicativo.

+ WhatsApp Web: como usar o aplicativo de mensagens no computador

1. Quando você não consegue prever o ROI, o retorno sobre o investimento

Essa condição se aplica a negócios que já existem e que pensam em criar um aplicativo para que ele seja uma extensão do produto ou serviço que é oferecido. A menos que você tenha um ROI forte, mensurável e previsível com a criação do aplicativo, não tome essa decisão.

Não faz sentido você criar um aplicativo para melhorar um determinado processo que não está diretamente ligado a uma atividade geradora de receita internamente na sua empresa. Também não faz sentido você achar que pode aprimorar a sua relação com os clientes criando um aplicativo. A verdade é que se você não consegue aumentar engajamento com o produto ou serviço que já existe, deve haver alguma coisa errada com o produto ou a oferta em si. Se esse é o seu caso, adie seus planos de desenvolver um aplicativo.

2. Quando você não tem orçamento

Não desenvolva um aplicativo se você não tiver orçamento para isso. Não comprometa a qualidade do aplicativo porque você tem recursos financeiros limitados apenas para lançar um aplicativo no mercado. Se seu aplicativo for pobre, apresentar muitos problemas ou não atender as necessidades dos usuários, ele correrá o risco de ser um grande derperdício de dinheiro. Os usuários não perdoam. Então, crie um aplicativo do qual você possa se orgulhar e com o qual os usuários possam ficar contentes.

+ Telegram Web: como exibir as mensagens do aplicativo no computador

3. Quando a frequência de uso é limitada

Aplicativos que são certo são aqueles que são usados com frequência pelos seus usuários. Se o seu aplicativo for criado para ser usado uma vez por mês, por alguns meses ou por um ano, os usuários vão esquecer que ele foi instalado no celular. O aplicativo tem que estar na cabeça dos usuários, e para isso ele precisa ser útil. Só assim ele será acessado com frequência e não será esquecido.

4. Quando você não tem um modelo de monetização

Menos de 1% dos aplicativos na App Store dão lucro. Criar um aplicativo é um hobby ou você quer ganhar dinheiro? Todo bom modelo de negócio tem um plano definido para monetizar o produto com base no valor que você vai fornecer ao cliente.

    Leia tudo sobre: aplicativo