Brasil Econômico

Brasil Econômico

undefined
iStock
Muitas pessoas descobrem qual é a carreira que desejam seguir quando já estão maduras

O que você quer fazer da sua vida? Qual é a carreira que você quer seguir? Se você fica em pânico com essas perguntas e não consegue respondê-las, fique tranquilo: você não está sozinho. Até mesmo algumas das pessoas mais bem sucedidas descobriram o que queriam fazer da vida depois de muitos anos. Essas dicas do site Business Insider vão ajudá-lo a descobrir qual é a carreira certa e o que você deve fazer para conquistá-la.

+ Como ter sucesso na carreira? Veja o que fazer para os negócios prosperarem

1) Respire fundo e saiba que isso é normal

Entenda que o caminho para a sua carreira dos sonhos nunca é uma caminho em linha reta. O importante é que você esteja seguindo a direção correta. Eventualmente, você vai acabar descobrindo que a jornada é muito mais divertida do que o destino. Contudo, se esse conselho não for bom o suficiente, considere as inúmeras histórias de sucesso que começaram após anos de indecisão e incerteza.

2) Experimente

Seguir a sua paixão parece maravilhoso, mas quando você não sabe qual é ela, as coisas ficam um pouco alarmantes. Alguns dizem que a melhor maneira de descobrir o que você amar fazer é texperimentando coisas novas. Pense menos e faça mais. Paixão é algo difícil de ser descoberto apenas por introspecção. Você precisa ter experiências. Isso significa identificar as coisas pelas quais você poderia potencialmente se interessar e correr atrás delas - não importa se através de estágios ou de empregos em áreas que poderiam eventualmente despertar sua curiosidade.

3) Faça uma lista do que você gosta e do que você não gosta

Faça uma lista com as tarefas que você gosta de fazer e as que você não gosta. Algumas carreiras se encaixam melhor em pessoas com alguns tipos específicos de personalidade. Você gosta de conversar com pessoas, trabalhar de forma independente e usar seu raciocínio mais do que os seus sentimentos? Então  vocêpoderia considerar uma carreira como repórter, por exemplo.

Depois que a lista estiver pronta, escreva qual é a parte mais importante de um trabalho para você. Você se preocupa mais com o salário, o status, ou as tarefas? Você é atraído mais pela descrição do trabalho ou pela indústria? Quando for se candidatar a algum trabalho, consulte a sua lista para filtrar as vagas às quais você deveria se candidatar, ou não.

4) Considere seus pontos fortes

Pergunte a si mesmo: "Quais habilidades eu tenho para oferecer?" "Quais são os meus traços de personalidade mais fortes?" "O que eu faço melhor?" Identifique e explore seus pontos fortes.

5) Reflita sobre o tipo de ambiente de trabalho que o deixaria entusiasmado

Na época do colégio, você se saía melhor quando fazia trabalhos individuais ou em grupo? Você preferia classes grandes ou pequenas? Essas informações podem indicar o tamanho e o tipo de companhia que você prefere, por exemplo.

Se você se dava bem em dar palestras ou apresentar trabalhos para grandes audiências, talvez pudesse trabalhar para uma grande empresa. Se você preferia seminários mais íntimos, talvez o ambiente de trabalho que tenha mais a ver com você seja o de uma startup. Você também pode considerar trabalhar em uma equipe pequena dentro de uma empresa maior. Considere também se você prefere ser autônomo ou ter o trabalho supervisionado.

+ Motivação de funcionários pode ser a chave do sucesso - veja dicas 

6) Considere seu grau de instrução

Você pode estar interessado em aprender uma nova habilidade, e alguns trabalhos exigirão treinamento ou estudo adicional, agora ou no futuro. Fique atento a cursos gratuitos online, seminários e palestras que podem ajudá-lo a explorar uma área diferente de interesse e colocá-lo à frente de outros candidatos. Especializar-se nas habilidades necessárias para um trabalho em particular pode ajudá-lo a determinar se aquela área é mesmo o campo pelo qual você está genuinamente interessado.

7) Avalie seu nível de experiência

Seja honesto consigo mesmo em relação à experiência profissional que você tem a oferecer e questione se você tem experiência o bastante para entrar nas área que está considerando. Você pode estar interessado em um vaga de coordenador ou gerente, mas talvez precise primeiro procurar uma vaga de assistente. Considere a trajetória profissional que o fará chegar até onde deseja e consolidar sua carreira.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários