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Bons líderes não dominam apenas habilidades técnicas, mas também
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Bons líderes não dominam apenas habilidades técnicas, mas também "soft skills"

Os líderes mais bem sucedidos dominam não apenas as habilidades técnicas, mas também as chamadas "soft skills", habilidades relacionadas a aspectos da personalidade. Soft skills como negociação, construção da moral e manutenção de relacionamentos são alguns dos segredos para o sucesso de uma verdadeiro líder.

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De acordo com o ResourcefulManager, site dedicado a ajudar gestores a tornarem-se mais eficientes em seus empregos, "aptidão técnica e tino para os negócios não são suficientes se um líder não tiver as habilidades para executá-los". Veja 10 habilidades destacadas pelo site Business Insider como aquelas que todo os líder deve ter para ser bem sucedido.

1) Ouvir

Os melhores comunicadores não são bons apenas em articular seus pensamentos, mas também em ouvir os pensamentos dos outros. O ser humano tende a associar a pessoa que fala mais a poder e controle, mas, na verdade, líderes bem sucedidos entendem a importância de ouvir as ideias de seus funcionários.

2) Dar más notícias

Ninguém quer ser mensageiro de notícias ruins, mas os líderes sabem que isso faz do trabalho. A habilidade de dar notícias ruins é o que diferencia os bons líderes dos demais.

3) Dizer "não"

Dizer "não" aos funcionários também faz parte das atribuições de um líder. Bons líderes não dizem apenas "não", mas fazem seus funcionários entenderem porque estão recebendo uma resposta negativa e concluem a conversa de forma positiva, oferecendo outra maneira de ajudar os empregados.

4) Negociar

A maioria dos líderes negociam o dia inteiro - com clientes, funcionários, amigos e familiares. Os negociadores bem sucedidos são justos e consideram os desejos e as necessidades das pessoas envolvidas no acontecimento enquanto resolvem a situação à sua maneira. A melhor forma de fazer isso? Olhar a situação com os olhos da outra pessoa, estar preparado para oferecer várias opções, mostrar que ouviu e entendeu o outro lado, e oferecer ajuda.

5) Conectar funcionários 

Uma relação cordial entre gestores e funcionários é absolutamente essencial para criar um ambiente de trabalho coeso e produtivo. Se você é um líder, a dica é usar os nomes dos funcionários quando falar com eles, mostrar interesse pelas vidas deles, reconhecer e demonstrar agradecimento por suas contribuições e fazê-los se sentirem importantes.

6) Lidar com funcionários difíceis

Todo escritório tem funcionários difíceis, cujos comportamentos e atitudes prejudicam a harmonia do ambiente. Líderes precisam saber como lidar com esses empregados, porque os outros funcionários vão julgá-los com base na maneira como eles lidarem com a situação.

7) Lidar com reclamações

Líderes recebem reclamações de seus funcionários a todo instante. Os bons lidar com essas queixas com tato e justiça. Se você é um deles, dê você mesmo o exemplo. Não reclame, faça perguntas aos funcionários queixosos para torná-los parte da solução e considere estabelecer a seguinte regra: ninguém vai reclamar, a menos que apresente uma solução para o problema.

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8) Delegar

Delegar pode parecer uma tarefa simples, mas exige um grande grau de delicadeza e habilidade para motivar os empregados a fazer o trabalho que precisa ser feito (e de forma eficiente). Uma das maneiras de fazer isso é tornar o objetivo bem claro, ser específico em relação aos resultados que são esperados, discutir os obstáculos que poderão surgir e oferecer recursos para que os desafios sejam cumpridos.

9) Gerir mudanças

As pessoas respondem a mudanças de difeerntes formas. Em ambientes profissionais, os funcionários se espelham em seus líderes durante tempos de mudança, por isso são eles que devem dar orientação, reestabelecer a confiança e proporcionar sensação de estabilidade. A melhor maneira de fazer tudo isso é dando a oportunidade de os funcionários exporem seus pontos de vida, sendo positivo e permanecendo disponível para responder perguntas e esclarecer dúvidas.

10. Manter o profissionalismo

Manter o profissionalismo pode ser extremamente difícil para os líderes que são amigos de seus funcionários, mas reconhecer a linha que separa a vida profissional da vida pessoal é uma das habilidades mais importantes. Portanto, se você trabalha com amigos, estabeleça fronteiras claras e evite favores e tratamentos especiais.

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