Agência Brasil

Mesmo registrando desaceleração, alimentos continuaram sendo o principal responsável pela alta
Tânia Rego/Agência Brasil - 8.10.2014
Mesmo registrando desaceleração, alimentos continuaram sendo o principal responsável pela alta

A prévia da inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor-15 (IPCA-15) desacelerou de julho para agosto, fechando a taxa do mês com variação de 0,45%, resultado 0,9 ponto percentual inferior aos 0,54% da prévia do mês de junho.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indicam que, com o resultado de agosto, o IPCA-15 fechou o acumulado do ano (janeiro-agosto) com elevação de 5,66%, bem abaixo dos 7,36% registrados em igual período do ano anterior.

LEIA MAIS: Governo federal descarta aumento de impostos até 2017

Já o acumulado dos últimos 12 meses (a taxa anualizada) ficou em 8,95%, resultado próximo dos 8,93% verificados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em agosto de 2015 a taxa havia sido 0,43%.

LEIA MAISPrévia da confiança da indústria interrompe altas e cai em agosto, diz FGV

Mesmo registrando desaceleração em relação à prévia de julho, os preços dos alimentos continuaram sendo o principal responsável pela alta, com o grupo Alimentação e Bebida respondendo por 0,2 ponto percentual da taxa do mês, o equivalente a 0,44% do IPCA-15 do mês.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!